terça-feira, 4 de junho de 2013

E POR FALAR EM AVENTURA POLÍTICA...


                                                                                         Dr. Paulo Lima*

Cara MARIA Niedja,

No dia de hoje, por volta do intervalo do almoço resolvi abrir a página de um dos blog,s de nossa Região, mais precisamente o“Vertentes Hoje” buscando me inteirar das últimas notícias de nossa cidade e, para minha surpresa, me deparei com uma corajosa mensagem de solidariedade. É que nos dias atuais, diante da situação em que se encontra a administração de nossa Vertentes e face à dificuldade que temos de, honestamente, auferirmos alguns ganhos extras, com o nosso trabalho, realmente o seu foi um gesto de desprendimento e de coragem, típico das “Marias de Pernambuco”, das “Marias Heroinas de Tejucupapo”, as quais, como nos transmite a história de nosso bravo “Leão do Norte”, se muniram de coragem e de uma bravura incomum a ponto de expulsar os invasores holandeses, tascando-lhes água fervente no traseiro, evento que ficou marcado nos anais de nossa história gloriosa. Mas, deixemos de tergiversar e vamos ao ponto.
Refiro-me ao ato de coragem e de solidariedade, através do seu pedido, até certo ponto inusitado, posto que via mensagem na internet, de exoneração do cargo que ocupava na Prefeitura das Vertentes, em razão da exoneração compulsória do jovem Administrador de Empresas GALBA LÚCIO, do Cargo de Secretário de Saúde do Município. Não o conheço pessoalmente, como conheço o seu pai, cuja amizade desfrutei durante os últimos anos em que vivi na minha cidade, antes do exílio voluntário a que me submeti nesta“Cidade Cruel”, nas palavras de Agamenon Magalhães, premido pela necessidade imperiosa de  terminar os meus estudos e ganhar a vida, cidade onde permaneço, involuntariamente, exercendo o meu mister até os dias atuais.
De logo saliento, mais uma vez, que não conheço Galba Lúciomas, se o conhecesse diria que lhe faltou a sua coragem, cara MariaNiedja, posto que se assim não fosse não teria aceito o papel de subalterno a que foi relegado após a sua exoneração involuntária. Mas, como diriam alguns, isto faz parte da vida.  
O mais interessante, porém, é que tentando justificar os fatos o atual prefeito fala em clareza, transparência e consenso, vejam vocês.
Que clareza e que transparência, pergunto?
Salvo engano - e me corrijam vocês, meus caros, se estiver enganado -  a exoneração do cargo de Secretário de Saúde do jovemGALBA LÚCIO foi sumáriainvoluntária, e não a pedido. Neste caso, minha cara Maria Niedja, tenha a certeza de que não é você que está mentindo.
 Finalizando, digo: não se preocupe minha cara, pois assim como os invasores holandeses foram expulsos de nosso Estado,alguns deles com os seus traseiros em brasa, pela bravura indômita das “Marias de Tejucupapo”, estes invasores da Administração que se encontram aboletados na Prefeitura de nossa Vertentes, contra a vontade de grande parte dos Vertentenses, nos quais nos incluímos, mais cedo ou mais tarde serão expulsos pelas MARIAS e pelos JOSÉS, não por força de água fervente jogada nos seus traseiros, mas sim, pelo voto soberano e democrático depositado nas urnas.
Por fim, gostaria de me desculpar pelo atrevimento de lhe tratar por você, desfrutando de uma intimidade que não me foi concedida e, também e principalmente, por partilhar destes escritos com alguns de meus amigos e leitores que me acompanham em meus artigos, sem a sua prévia autorização.
Desejando-lhe boa sorte nesta verdadeira aventura que é viver  e agir com coragem, quando necessário, mesmo  contrariando interesses e a vontade imperial daqueles que pensam que são donos de nossa cidade, despeço-me, muito atenciosamente, PAULOROBERTO DE LIMA.


*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS

  Nesta sexta-feira, 26.04. Local: Sede da Banda Dom Luís de Brito, às 19h  A oficina é GRATUITA, será ministrada pelo Produtor Cultural J...