quarta-feira, 10 de abril de 2013

NOSSO ABRAÇO DE HOJE VAI PARA O SENHOR LUDUJERO DE SERRA DOS BOIS


Conheça um pouco sobre a história deste grande homem :


Ludugero França


Por: Antônio Martins de Farias

Escrever sobre uma pessoa com a qual não se teve quase nenhum contato é muito complicado, difícil e até impossível. Acontece que há muitos dias venho pensando em Ludugero França; como sabemos é filho de seu Amaro França e de nossa saudosa tia Francisca ou tia Neném. Tendo como irmãos: Luiz França, Maria França, Doralice, Zé França, Zita, Ana e João, que infelizmente, assim como Luiz França não se encontram mais conosco.
Não tive muito contato com Ludugero, pois ele é da geração de meu pai e quando pequeno, Ludugero só vivia longe de Serra dos Bois trabalhando, uma de suas marcas mais importantes.
Teve Serra dos Bois o privilégio de ser um lugar que abriga só pessoas de boa índole e de bom caráter. Grupo de pessoas que Ludugero não poderia fica de fora, pois ele sempre teve como lema o trabalho e a constituição de uma família maravilhosa. Ele, ainda jovem conheceu sua esposa, Maria, filha de seu Lino e de Olívia. Família cheia de alegria a qual enche Gravatá do Ibiapina de orgulho.
Logo que se casaram Maria e Ludugero moraram por algum tempo na vila de Gravatá do Ibiapina, porém com Eva e Everaldo, bem pequenos ainda, esse casal cheio de virtudes foi morar em Serra dos bois, onde até hoje forma sua morada.
Ludugero e Maria tiveram além de Eva e Everaldo citados acima  outros filhos: Dedé, Eugênio, Francisca, Eraldo e Evaldo. Hoje, com exceção de Everaldo  parece que todos seus filhos se encontram casados. E Ludugero e Maria continuam levando uma vida maravilhosa em Serra dos Bois.
Ludugero foi um revolucionário, pois sempre trazia para Serra dos Bois coisas novas. Foi através dele que Luiz França trouxe para Serra dos Bois o cultivador, máquina que servia para limpara mato. Se não fosse Ludugero, que trabalhando para Amauri Genuíno, do Gravatá de Ibiapina e para Leó, dono da fazenda Urubu, todos nós ainda, hoje, estávamos limpando mato com uma enxada, enxada daquelas que  só seu Biu Quinca sabia encabar, ou melhor, por um cabo. Cuja madeira que servia para encabar enxada nascia em seu roçado.
Desde pequeno, sempre gostei de ouvir Ludugero França. Ele tem uma conversa extraordinária, gosta de fazer amizade e contagia as pessoas com sua honestidade sinceridade. Nunca vimos Ludugero formar uma briga com alguém. Ludugero, portanto, é um patrimônio de Serra dos Bois e todos nós devemos a ele muita gratidão e respeito.
Meu sonho é gravar um depoimento de Ludugero França contando sua vida, para servir de exemplo para todos nós. Cercado de emoção e carinho não me resta dúvida que esta é uma homenagem que posso fazer ao meu amigo Ludugero e, com certeza, muita gente terá, como eu a mesma vontade de dizer: “Ludugero, você é muito importante para Serra dos Bois e para nossa família”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...