quinta-feira, 11 de abril de 2013

II Conferência de Turismo supera as expectativas


Se depender do empenho, competência e determinação da equipe da Secretaria de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico de Taquaritinga do Norte estes segmentos irão viver uma nova fase de desenvolvimento na Dália da Serra. Na manhã desta quinta-feira (11/abril) integrantes do poder público municipal, do trade turístico local e estadual, entidades, da câmara de vereadores, escolas, associações, estudantes e diversas pessoas que apostam no turismo sustentável como forma de crescimento de Taquaritinga, estiveram reunidos no Badabarreira com o propósito de debater e tratar de políticas públicas que alavanquem as cadeias produtivas destes segmentos em um grande evento, a II Conferência de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico, que evidencia o compromisso da gestão do prefeito Evilásio com o turismo, situação facilitada em virtude dos atributos naturais que esta cidade oferece que a torna uma das mais promissoras de Pernambuco.
A conferência teve início com o credenciamento dos participantes e logo após foi realizada uma apresentação do grupo de terceira idade do CRAS que apresentou o seu coral cantando as musicas Mandacaru e Asa Branca, do saudoso rei do baião, Logo após foi composta a mesa formada pelo prefeito Evilásio Araújo, vereadora Rogéria Coelho, secretários municipais e pelo Promotor Dr. Iron Miranda dos Anjos, sequenciando com a execução dos hinos nacional e de Taquaritinga interpretados pelo cantor Saulo Nascimento. O mestre de cerimônias Nicácio Figueiredo fez a abertura oficial do evento e destacou o regimento e a importância da conferência. 
O primeiro orador foi o prefeito Evilásio Araújo, que deu boas vindas aos presentes e destacou a importância do turismo para Taquaritinga do Norte. “Nosso turismo precisa ser construído de forma sustentável, precisamos dar continuidade a todas as ações de infraestrutura e enfrentarmos a crise convivendo com ela! O turismo é um segmento que terá total e integral atenção em nosso segundo governo e já elencamos a Rampa do Pepe como o carro chefe do turismo em Taquaritinga do Norte. Estamos desenvolvendo ações como a limpeza do açude de Santo Amaro e a implantação do parque florestal que, num curto espaço de tempo, terão sua devida importância para o crescimento do turismo em Taquaritinga”, destacou o gestor.

Após o prefeito, a secretária de turismo Magda Lucélia fez uso da palavra e ressaltou a importância do turismo para Taquaritinga do norte. ”É preciso que o município esteja com toda a infraestrutura necessária para receber os turistas. Temos planejado ações com toda nossa equipe e esperamos colher os benefícios que grandes eventos com a copa do mundo e as olimpíadas possam trazer para a nossa cidade, sendo importante a união de todos, pois juntos poderemos fazer muito mais e colocar Taquaritinga na vitrine do turismo nacional”, destacou. “O turismo é como um quebra-cabeças, cada um está com sua parte, é preciso união de esforços e humildade para, todos juntos, montarmos todas as peças e contribuirmos com o progresso de nossa cidade”, finalizou.

O presidente da Associação dos municípios turísticos de Pernambuco (ASTUR), André Quirino em sua explanação, abordou a importância da estruturação da rede hoteleira e do comércio local, destacando a importância da capacitação dos agentes de turismo e a necessidade do município desenvolver seus produtos turísticos e comercializa-los com seu público alvo. “É importante à união de todos, pois sem união não existe desenvolvimento da cadeia produtiva. É preciso que todos deem as mãos e construam juntos esta importante pagina de crescimento que o turismo pode proporcionar”, destacou.
Outra palestrante convidada foi Danuzy Celestino, atual presidente da ART'FATOS e representante do TOYOSERRA, serviço turístico prestado pelos toyotas bandeirantes que proporcionam aos turistas e visitantes a oportunidade de conhecerem os pontos turísticos do município. 

O gerente da agência local do Banco do Brasil João Marcelo em sua palestra destacou as linhas de crédito disponíveis para as atividades turísticas e citou inúmeros exemplos de cases turísticos pelo mundo, traçando um importante paralelo destes exemplos com o que podia ser desenvolvido em Taquaritinga do Norte. A juventude também deu sua parcela de colaboração com a palestra com a Embaixadora do Turismo de Taquaritinga do Norte, a estudante Suzana Barbosa, que mostrou a importância do projeto especialmente junto à comunidade estudantil e falou da sua experiência junto aos demais embaixadores do turismo no estado.

Finalizando o ciclo de palestras da manhã, a Drª. Silvana Alcoforado, atual coordenadora Regional do Ministério do Turismo, abordou a importância do Cadastro de Serviços Turísticos (CADASTUR) e os benefícios que esta ação pode trazer para todos os envolvidos com atividades que aderirem ao mesmo. Após esta palestra houve a abertura do debate com os participantes e foi oferecido o almoço, que teve como atrações a apresentação do Cordel pelo poeta Roberto Celestino e de voz e violão com o cantor Saulo Nascimento.
A programação prosseguiu à tarde com um ciclo de importantes palestras e debates que irão colocar o turismo de Taquaritinga do Norte no caminho do desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...