terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Destino final do lixo é debatido por Prefeitos


Secretário Hélvio Polito e Prefeito Evilásio Araújo. 

A sede da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) recebeu na manhã desta segunda-feira (18/02), Prefeitos de várias regiões de Pernambuco, técnicos municipais e representantes do IBAMA, da CPRH e de outras entidades, que estiveram reunidos com o Secretário Executivo de meio Ambiente e Coordenador Geral do Plano Estadual de Resíduos Sólidos Hélvio Polito e com Dr. André Teixeira, representando a AGU, com o propósito de debaterem questões referentes ao destino final dos resíduos sólidos em Pernambuco.
O Secretário Hélvio Polito fez uma explanação sobre o atual quadro no Estado e destacou que todos os municípios tem até 2014 para se enquadrarem e der um destino final adequado aos seus resíduos, situação que vem atormentando muitos prefeito em virtude da falta de recursos para cumprirem a esta lei. Para Hélvio, Pernambuco comporta 57 unidades (aterros) que atenderiam todos os 184 municípios. Muitos prefeitos presentes ao encontro explanaram suas dificuldades e várias soluções foram apresentadas, entre as quais a do prefeito Evilásio Araújo, de Taquaritinga do Norte, que prevê a instalação de uma usina de tratamento dos resíduos onde o produto final seria gás e outros subprodutos, restando deste processo apenas 2% de resíduos, tendo o mesmo a vantagem de não utilizar oxigênio em seu processo de transformação e de também não liberar gás carbônico na atmosfera. Esta tecnologia desenvolvida no Arizona, nos Estados Unidos, é uma das mais modernas no mundo e uma grande alternativa para ser desenvolvida junto aos consórcios municipais. Para sua viabilização é necessário à assinatura de um contrato entre o município e a empresa por 30 anos e também a produção diária de 300 toneladas de lixo, fator que possibilita a viabilização do empreendimento.
Evilásio, que também é Presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE), grupo, que reúne 11 municípios do Polo de Confecções de Pernambuco e da Paraíba, destacou a importância da adoção de soluções integradas que viabilizem a destinação final dos resíduos sólidos e o cumprimento da lei. “O lixo que hoje é um grande problema para nossas administrações, amanhã certamente será uma fonte de renda e de geração de empregos. Acredito que a busca por ações integradas seja através de consórcios públicos para exploração de aterros sanitários ou da implantação de usinas que tratem os resíduos, sejam alternativas economicamente viáveis e politicamente corretas para resolvermos este problema”, afirmou o Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...