segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

TAQUARITINGA DO NORTE : FESTA DE SANTO AMARO 2013


Taquaritinga: Fé e emoção marcam chegada da Caminhada de Santo Amaro.


IMPRENSA OFICIAL

A sensação do dever cumprido, o provável encontro de respostas buscadas no eu interior, o aumento da fé, a descoberta da capacidade em superar desafios e vencer os próprios limites e uma amizade que permanecerá para sempre entre os participantes, sem sombras de dúvidas são aspectos que marcarão as vidas dos participantes da 7ª Caminhada de Santo Amaro, evento idealizado pelo médico Nilton Curvelo, que ganhou asas e a cada ano atraí mais participantes, sendo um dos grandes atrativos das festividades de Santo Amaro, Padroeiro de Taquaritinga do Norte. Na terça-feira (08/janeiro) as 6 da manhã, 97 peregrinos de vários estados do Brasil se concentraram na frente da Igreja de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes e seguiram com destino a Matriz da Dália da Serra, totalizando um percurso de 160 quilômetros que foram percorridos em 6 dias de caminhada, passando por Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Tiúma, Povoado de Guadalajara, São Severino dos Ramos, Paudalho, Carpina, Lagoa do Carro, Limoeiro, Vila Mendes, Bom Jardim, Surubim, Junco, Lagoa da Vaca, Vertentes e encerrando em Taquaritinga do Norte.
Na chegada a Taquaritinga, ocorrida na tarde de 13 de janeiro, os peregrinos de Santo Amaro, foram recepcionados pelo Prefeito Evilásio, pelo Vice Lero, pela secretária de Turismo Magda Lucélia e pela Banda Dom Luiz de Britto, na praça dos eucaliptos, onde todo ano é montada uma grande estrutura pela prefeitura para recepcionar os caminhantes.
 Os peregrinos seguiram em direção a matriz de Santo Amaro onde foram recepcionados pelo Padre Ivemar, por Frei Fernando e por um grande público que desafiou a fina chuva e o friozinho de 18 graus para acolher os caminhantes. O idealizador da caminhada, Nilton Curvelo, fez os agradecimentos e entregou o cajado ao Prefeito Evilásio e ao Padre Ivemar. ”Tivemos a presença de Santo Amaro quando foi exposta uma relíquia com um fragmento do Santo em nossa saída em Jaboatão. Em todo o trajeto sentimos a presença e as bênçãos de Santo Amaro que conduziu toda a nossa caminhada. Esse cajado que passo agora ao Prefeito e ao Padre simboliza a peregrinação, seu significado é bíblico, pois o cajado é a vara do pastor”, declarou Nilton.
Na sequência foi dado início as atividades religiosas e a entrega das Santamaranas, certificado de participação da Caminhada que foram concedidos a todos os participantes. O Frei Fernando realizou a benção final e fez um paralelo entre a distância percorrida pelos caminhantes e a percorrida por Maria para dar a luz a Jesus, destacando também o papel do cajado e lembrando que foi “um cajado de carne viva” para Frei Damião por 50 anos de peregrinações em todo o Nordeste. Após a benção final, os caminhantes se confraternizaram no Hotel Jorge Eduardo e a maioria seguiu para suas cidades de origem.
“A Caminhada de Santo Amaro é um evento que eleva o nome de nossa cidade e agrega mais valor a festa de nosso padroeiro. É uma honra termos tantos amigos que movidos pela fé, fazem este longo percurso e nos prestigiam com suas presenças. No que depender do poder público municipal estaremos sempre dispostos a fazermos mais para engrandecermos e consolidarmos esta Caminhada que já se tornou tradição e tem tudo para ser uma das mais importantes do gênero em nosso País”, declarou o Prefeito Evilásio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...