quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Coluna Política com Batom


Por : Manuela Araújo



Olá pessoal! Chegamos aqui mostrando que a cada dia as mulheres conquistam seu espaço e se tornam mais importantes em nosso contexto político e social. Já foi o tempo que as mulheres esquentavam a barriga no fogão e esfriavam no tanque, quem quiser provar o contrário desafie a nossa PRESIDENTA Dilma Roussef rsrsrs.  Nosso propósito não é fazer dessa coluna um Clube da Luluzinha, muito pelo contrário, é mostrar para toda a sociedade o quanto avançamos, nossos pontos de vista, nossas conquistas, a visão política sobre a ótica feminina e o que podemos fazer para vivermos num mundo melhor! As mulheres que se destacarem neste cenário em nossa região serão evidenciadas nesta coluna semanal, inédita em termos de Blogs em nosso Estado, o que não deixa de ser uma grande conquista para a galerinha do Batom. Boa leitura e é um prazer escrever para vocês, aqui vão linhas de charme pra quebrar a sisudez da política! Beijos e boa leitura.
2013, o nosso ano!
A chegada da Presidenta Dilma ao poder abriu muitas portas para as mulheres no cenário político de todo Brasil. Conheça agora as mulheres que irão ajudar a escrever a história política de nossa região com muito trabalho e muito charme. E muito batom, é claro!

RAIO X

Conheça agora as mulheres que vão fazer história na política de nossa região, as lideranças tradicionais e emergentes que ocuparão lugar de destaque nas Prefeituras e Câmaras Municipais do Polo das Confecções das cidades de Taquaritinga do Norte, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Jataúba e Vertentes. A cada semana traremos o perfil e uma breve entrevista de uma liderança regional. Eis as representantes do povo:
TAQUARITINGA DO NORTE


Rogéria Cristina de Carvalho Coelho (Rogéria de Zeca) - 51 anos, natural de Recife/PE, casada, vereadora no quinto mandato, Ensino Médio Completo, foi reeleita pelo PV com 984 votos (6,27% dos votos) e também foi eleita Presidente da Câmara para o biênio 2013-2014.



Cinthia Delise Gonçalves (Cinthia) - 25 anos, natural de Caruaru/PE, solteira, empresária, Ensino Médio Completo, foi eleita vereadora pelo PSDB (oposição)  com 554 votos (3,53% dos votos).

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


Narah Pryscilla Bezerra Leandro (Narah) - 26 anos, natural de Caruaru/PE, divorciada, servidora pública municipal, Superior Completo, foi eleita vereadora pelo PSB na com 2.000 votos (4,44% dos votos).





TORITAMA

 Lucinha vice-prefeita


Maria Lucia Pereira Silva (Lucinha) - Foi eleita Vice-Prefeita pelo PSDB na chapa de Odon Ferreira (PSB) com 12.664 votos (57,78%). Tem 51 anos, é natural de Toritama/PE, casada, empresária e concluiu o Ensino Fundamental.

                               

Rossana Ferreira de Farias (Rossana) - 41 anos, natural de Toritama/PE, casada, vereadora, Superior Completo, foi reeleita vereadora pelo PSD (oposição) com 725 votos (3,28% dos votos).


BREJO DA MADRE DE DEUS


Clarice Correa de Oliveira Teixeira (Clarice Correia) - foi eleita Vice-prefeita (PP) com Dr. Edson obtendo com 12.142 votos (50,75% dos votos). Tem 37 anos, é natural de Recife/PE, casada com o Deputado Federal Roberto Teixeira (PP), é estudante e tem formação superior incompleta.


Maria José Silva Santos (Maria José do Tambor) - 50 anos, natural de Brejo da Madre de Deus/PE, casada, vereadora, superior completo, foi eleita pelo PDT  com 1.314 votos (5,39% dos votos).

JATAÚBA

Josilene Cordeiro do Nascimento Campos (Josilene) - 45 anos, natural de Belo Jardim/PE, casada, Professora de Ensino Fundamental, superior completo é irmã do prefeito Antônio de Roque e foi eleita vereadora pelo PMDB com 689 votos (7,05% dos votos).


Marilia Luana Melo da Silva (Luana de Luzimário) - 23 anos, natural de Jataúba/PE, solteira, agricultora, superior incompleto, foi eleita vereadora pelo PSDB com 656 votos (6,72% dos votos).


Ligia Vanessa de Paiva Sales Araujo (Vanessa de Maviael) - 25 anos, natural de Caruaru/PE, casada, agricultora, Ensino Médio Completo, foi eleita vereadora pelo PR (Oposição) com 546 votos (5,59% dos votos).

VERTENTES


Severina Maria Almeida de Miranda (Dona Santa)- 73 anos, natural de Frei Miguelinho/PE, casada, vereadora, alfabetizada, foi reeleita pelo PSDB com 958 votos (7,87% dos votos).


                                   
Pollyane Costa Siqueira (Pollyane) - 29 anos, natural de Recife/PE, solteira, enfermeira, superior completo, foi reeleita vereadora em Vertentes pelo DEM (Oposição) com 568 votos (4,66% dos votos).




DESTAQUE
Dotada de um temperamento forte, determinada e de uma fidelidade extrema ao grupo que representa (Calabar), a vereadora Rogéria Cristina de Carvalho Coelho, mais conhecida como Rogéria de Zeca, chega ao seu quinto mandato legitimada por uma expressiva votação de 984 votos e como reconhecimento de seus pares, é conduzida a Presidência da Câmara para o biênio 2013-2014. Conheça um pouco dessa vereadora que enfrentou muitos obstáculos e hoje é destaque na coluna Política com Batom.
O que a levou a entrar na política? Na verdade foi a convivência com Zeca, meu marido que era envolvido em política desde seu primeiro mandato como vereador em 1988. Em 1996, ele foi candidato a Vice e eu disputei e ganhei pela primeira vez, nessa época eu fazia um trabalho social junto a extinta LBA (Legião Brasileira de Assistência), instituição implantada em Taquaritinga por Zeca e pelo saudoso Frei Pedro.
Que cargos a senhora já ocupou? Além de vereadora, já fui Secretária Municipal de Ação Social em duas ocasiões.
Quais os maiores desafios enfrentados até hoje como vereadora? Sem sombra de dúvidas foi ter enfrentado ataques de dentro do próprio grupo, vindo de pessoas que pregavam que o meu tempo tinha acabado e o povo soube muito bem dar a resposta nas urnas, tanto a mim quanto a eles.
Qual a importância da mulher no cenário político? A cada dia a mulher vem conquistando seu espaço em variados segmentos e na política não podia ser diferente. Acredito que o jeito feminino vai ser o elemento de transformação social e de mudanças que a nossa política precisa.
Quais são suas prioridades na condição de presidenta da câmara? Pretendo manter o bom relacionamento entre todos, trabalhar com transparência, zelar pelos vereadores, funcionários e fazer com que o legislativo seja levado ao povo com seriedade.  

Manuela Araújo
   

Um comentário:

Pré-candidato a prefeito Jânio Arruda (PSD) anuncia Professor Jurandir Tavares (MDB) como seu pré-candidato a vice-prefeito de Taquaritinga do Norte-PE

  Na tarde do último sábado (27), durante o seu programa institucional Espaço Popular, na Rádio Farol FM 90.5 e com retransmissão da Rádio T...