sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Homens com “barrigas de cerveja” têm ossos mais fracos


Homens com barrigas de cerveja têm maior chance de desenvolver osteoporose
Foto: Getty Images
 

Um estudo da escola de medicina de Harvard descobriu que os homens com barrigas de cerveja têm maior chance de desenvolver osteoporose, uma doença normalmente associada a mulheres mais velhas.

A condição torna os ossos mais propensos a quebrarem, já que eles perdem a densidade. Mais de um terço das mulheres têm uma ou mais fraturas nos ossos por conta da osteoporose durante a vida, enquanto, entre os homens, a proporção é de um em cada cinco. “A maioria dos estudos sobre osteoporose fica centrado nas mulheres”, disse a líder do estudo Miriam Bredella. Mas, para aprofundar o assunto, a médica e uma equipe de pesquisadores avaliaram 35 homens, com idade média de 34 anos e um índice de massa corporal de 36,5.

Os homens foram divididos em dois grupos: um com gordura subcutânea, que fica logo abaixo da pele e está espalhada por todo o corpo; e outro com a gordura visceral ou intra-abdominal.

A gordura visceral é muito mais ameaçadora porque fica entre os órgãos internos e está fortemente ligada a doenças cardíacas. “O que nos surpreendeu mais foi que os homens com gordura visceral apresentaram ossos significativamente mais fracos do que o outro grupo”, disse a médica.
Para o estudo, ela colocou os analisou os homens através de uma tomografia computadorizada do abdômen e da coxa para medir a gordura e massa muscular. Depois, ela avaliou a força do osso para prever o risco de fratura através de uma engenharia mecânica que determinou a resistência.

O que ela descobriu foi que os ossos do grupo com mais gordura visceral apareceu quase duas vezes mais fraco do que aquele com gordura subcutânea. Os resultados também mostraram que a massa muscular foi positivamente associada com a força dos ossos.
Com isso, ela concluiu duas razões principais de que a gordura da barriga pode levar à osteoporose. Uma delas é que todas as pessoas com gordura visceral segregam menos.

A segunda razão é que a gordura visceral segrega certas moléculas que causam a inflamação, o que por sua vez, enfraquece os ossos.

 

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...