terça-feira, 5 de junho de 2012

Secretaria de Agricultura de Taquaritinga do Norte busca soluções para o homem do campo

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Agricultura e Pecuária sempre preocupada com o homem do campo realizou com alguns agricultores na última semana, uma visita à cidade de Venturosa para conferir uma propriedade com três variedades de palma: Doce, Baiana e Mexicana, todas testadas pelo IPA e pela EMBRAPA que demonstram grande resistência a cochonilha, doença que vem acabando com a palma na região do Sertão Pernambucano e Paraibano.


Segundo um dos proprietários da fazenda visitada e zootecnista a palma comum está com os dias contados. “Não acreditávamos que esta praga chegaria à nossa cidade tão rápido, mais graças a nossa organização conseguimos reverter um pouco o quadro, diferente do que está acontecendo em Taquaritinga onde a Prefeitura já está antenada, mesmo antes da praga ter chegada a cidade e já busca alternativas para ajudar o homem do campo”, destacou.

Após a explanação os agricultores nortetaquaritinguenses puderam conferir a melhor variedade de palma que se adapta ao nosso solo e já negociaram com os proprietários uma quantidade de sementes por um preço menor que o de mercado, pelo fato da união entre todos os agricultores de Taquaritinga.
“Agora é só esperar a confirmação do dia para irmos buscar as sementes. Cada agricultor poderá adquirir quinhentas sementes ou mudas de palmas, desta forma iremos atender cerca de cem agricultores nas mais de vinte associações ou comunidades rurais da Dália da Serra já visando a multiplicação destas sementes dentro do município numa forma de prevenção contra a praga e numa estratégia de garantir alimentos para os rebanhos nos períodos de grandes estiagens”, completou o Secretário de Agricultura Júlio Cezar.
Fique por dentro:

Cochonilha - Praga da palma forrageira

O QUE É A PALMA FORRAGEIRA?
É uma planta originária do México, da família das Cactáceas, também conhecida por palmatória e usada na alimentação do gado, principalmente, nos períodos secos.

O QUE É A COCHONILHA DA PALMA FORRAGEIRA?
É um pequeno inseto conhecido como piolho ou cochonilha da palma que infesta as raquetes com suas colônias protegidas por escamas de coloração marrom clara ou areia, modificando completamente o aspecto da palma.

QUAL O DANO QUE A COCHONILHA CAUSA À PALMA?
Ela suga a planta para se alimentar, enfraquecendo a mesma e provocando o amarelecimento e morte das raquetes.
Se nenhuma medida de controle for aplicada, a praga destrói toda a palma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...