quarta-feira, 16 de maio de 2012

Gado da PB e do RN estão proibidos de entrar em PE por conta da aftosa



Do G1 PE
Comente agora
Está proibida a entrada de gado da Paraíba e do Rio Grande do Norte em Pernambuco desde o início da semana. De acordo com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do estado (Adagro), a medida é para que Pernambuco possa mudar a classificação de "médio risco" da febre aftosa para "área livre de aftosa com vacinação".

No estado, estão instaladas 16 barreiras fixas em toda área de divisa de Pernambuco com a Paraíba, como em Taquaritinga do Norte, no Agreste. Os fiscais ficarão 24 horas nos locais, impedindo entrada do gado. “Esse caminhão será parado, a documentação sanitária será examinada e, se for procedente da Paraíba ou Rio Grande do Norte, o caminhão será rechaçado. Isso vale também para produtos e subprodutos”, contou Luís Carlos de Araújo, gerente regional da Adagro.
O gado da Paraíba não pode passar das barreiras porque, embora os dois estados tenham o mesmo status em relação à doença, Pernambuco está buscando se tornar área livre de aftosa com vacinação e, assim, os gados não podem entrar em contato. Técnicos do Ministério da Agricultura estão fazendo a avaliação no estado.

“Pernambuco passou por uma avaliação do Ministério da Agricultura e foi muito bem avaliado. Estamos na fase de sorologia. Diante disso, Pernambuco está passando para status de livre por vacinação”, informou Luís Carlos de Araújo. O resultado da fiscalização das barreiras da Adagro será divulgado nesta quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...