quarta-feira, 10 de março de 2010

Governador visita cidade atingida por abalos em Pernambuco


Governador visita cidade atingida por abalos em Pernambuco

Os tremores de terra sentidos em Alagoinha, no sertão pernambucano, levaram pânico à população. O governador Eduardo Campos (PSB) ouviu, há pouco, no seu gabinete, um relato dramático do prefeito Maurílio Almeida e resolveu ir ao município, amanhã, por volta das 10 horas. Entre outras medidas, ele vai anunciar na visita ao município que lá será instalado um sismógrafo para medir possíveis novos abalos. Também será feita uma intensa campanha de orientação aos moradores.

Especialistas em sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professores do departamento de geologia da UFPE estarão na comitiva. O prefeito Maurílio Almeida disse que ocorreram 64 abalos sísmicos nos últimos sete dias. O tremor mais forte atingiu 3,2 graus na escala Richter, o que segundo os estudiosos não proporciona perigo de catástrofe.

“É natural que a população fique assombrada, até porque tivemos uma série de terremotos catastróficos pelo mundo e o povo se assusta. Por isso vou pessoalmente falar com a população, tranqüilizá-la, para evitar que as pessoas se desfaçam dos seus bens e que aventureiros se aproveitem do medo das pessoas”, garantiu o governador. A programação começa com uma entrevista na emissora de rádio local.

“Também vamos providenciar uma cartilha, com uma linguagem apropriada para a nossa região e fazer um convênio com a UFRN para contribuir com recursos e monitorar a atividade sísmica em Alagoinha em tempo real”, afirmou Eduardo. O governador já entrou em contato com o Ministério da Ciência & Tecnologia para colocar mais sismógrafos à disposição da equipe potiguar, responsável pelo monitoramento das ocorrências em todo o Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...