quinta-feira, 11 de março de 2010

Trabalhadoras rurais terão Plano Estadual de Políticas Públicas


O governador de Pernambuco e presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, convocou dez secretarias estaduais para trabalhar na execução do I Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres Rurais. Essa foi a resposta do Governo para a proposta apresentada por diversos movimentos sociais ligados às mulheres do campo e entregue ao governador nessa segunda-feira (8), data em que se comemora o centenário do Dia Internacional da Mulher.

Cerca de duas mil mulheres de diversas entidades ligadas à luta das camponesas estiveram em frente ao Palácio do Campo das Princesas para marcar a entrega do documento, que contempla as relações da mulher rural com a natureza, o poder, o desenvolvimento e o Estado. Entre os pleitos, estão questões relacionadas à moradia, educação, saúde e outros temas.

A primeira reunião do novo grupo de trabalho vai acontecer no próximo dia 22, também no Palácio. Formam a equipe representantes das secretarias de Planejamento e Gestão, Cidades, Agricultura e Reforma Agrária, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Desenvolvimento e Articulação Social, além de Recursos Hídricos, Educação, Saúde, Defesa Social e Mulher.

“Precisamos de dois anos para fazê-lo ouvindo todos os movimentos e organizações feministas. No próximo dia 22, vamos reunir todas as secretarias envolvidas e bater o martelo nos pontos aqui reivindicados, como fizemos no plano de enfretamento da Aids em mulheres e tantas outras políticas voltadas para a questão”, explicou o governador.

No evento de hoje, 20 mulheres receberam placas em homenagem pela militância e luta pelos direitos das mulheres. Secretária da Mulher, Cristina Buarque, recebeu a sua. “A mulher assume o papel de protagonista da sua história, com poder de decisão nas questões de Estado. Esse é o resultado de um trabalho de intersecção, de muitas secretarias, para construir uma única pauta, no melhor exemplo da democracia”, disse a secretária.

Em nome de todas as representatividades presentes, a coordenadora estadual da Mulher da Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (Fetape), Maria Aparecida de Melo, mostrou satisfação com o plano apresentado. “Agradeço em nome de todas as entidades e das comunidades quilombolas”, discursou “Mulica”, como é chamada pelas companheiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...