quinta-feira, 20 de setembro de 2018

M.I Crânios da Estrada : Final de semana com muitos Motociclistas em Taquaritinga do Norte

No ultimo final de semana , vários Motociclistas da região estiveram em Taquaritinga do Norte, conhecendo a sede dos Crânios da Estrada, o moto clube que realizou com brilhantismo o 1°MotoShow do Frio que recebeu Motociclistas de todo país e foi sucesso. A Prefeitura de Taquaritinga cedeu um espaço para a sede dos Crânios que tem CNPJ e além da prática do Motociclismo, realiza um trabalho social, e o Motoclube é Padrinho dos Vicentinos . A sede ainda não teve a sua inauguração oficial mais a sede esta pronta e no último final de semana recebeu inúmeras visitas e reuniões e projetos foram debatidos . 


 A cidade ficou movimentada, muitas pessoas foram até a sede conhecer o novo espaço.







Um pouco de História...

Os Moto Clubes e Moto Grupos não se reúnem somente para andar de moto, seus integrantes não usam nas costas um brasão somente por estética,  eles são associações baseadas na Irmandade e Tradição.
          As informações sobre o surgimento dos Moto Clubes e Moto Grupos associam-se, em parte, ao final da 2ª guerra mundial, onde ex-militares e pilotos no pós-guerra teriam feito da moto o veículo de busca de adrenalina formando diversos grupos como PISSED DE BASTARDOS, 13 REBELS e os YELLOW JACKETS, esses da Califórnia. Nessa época já usavam identificação do grupo e mais tarde foram desenvolvendo os escudos (brasões) que passaram a defender, adaptando as regras da hierarquia militar em uma irmandade formada por cargos eletivos das associações que eram entidades sociais de pessoas que andavam de motos.
          No Brasil, a primeira associação fundada em 1927 foi o MOTO CLUBE DO BRASILsediado na Rua Ceará, no estado do Rio de Janeiro e alguns anos depois, surgiu oMOTOCLUB DE CAMPOS (1932). Lá fora, nesta época (década de trinta), estavam surgindo grupos com tendências mais rígidas e muitos acontecimentos vieram a expor a imagem do motociclista ao ridículo, principalmente pela imprensa sensacionalista que acusava os motociclistas de arruaceiros, desordeiros e outros pormenores, mais tarde, algumas produções de Hollywood serviram para incentivar verdadeiros predadores a constituir gangues, o que fez da década de 50, uma página negra na história do motociclismo. Aí está o porque do motociclista, ainda nos dias de hoje, ser muitas vezes taxado de mal elemento, mas isso está mudando.
         
          Já na década de 60, as motocicletas voltaram a ser tema de Hollywood com Elvis Presley, Roustabout e Steve McQueen em "A Grande Fuga", uma série de filmes que chegam ao seu auge com "Easy Riders". Finalmente inicia-se mudanças na imagem do motociclista, com o início da fase romântica que perdurou até o final da década de 70. Este período fixou o motociclista como ícone de liberdade e resistência ao sistema. No Brasil, surgiu em São Paulo-SP o ZAPATA MC (1963) e já no final da década, no Rio de Janeiro, o BALAIOS MC (1969) grupo este que já seguia os novos padrões internacionais e os princípios de Irmandade.
          A partir da década de 70 viu-se, no Brasil e no mundo, o nascimento de diversos moto clubes e moto grupos, e se popularizaram apartir da década de 90, quando diversos fatores já contribuíam para a disseminação das motos pelo mundo e no Brasil, com a liberação da importação pelo governo do presidente Collor.
           É certo que alguns grupos se desvirtuaram, foram criados a revelia por não se preocuparem com a história, desrespeitaram a tradição e os princípios da Irmandade. Exitem inúmeras campanhas para evitar abusos, coibir comportamentos inadequados e melhorar a organização nos eventos. Discute-se, ainda, um "ponto de equilíbrio" que concilie o interesse econômico e político com a tradição do motociclismo.
          Os motociclistas estão mais conscientes, se organizando e consolidando o seu espaço na sociedade, ganhando o respeito e admiração dela, mais e mais a classe se expande e se agrega.

             ALGUMAS DISTINÇÕES:
          Moto Clubes:

        Número de integrantes não inferior a 06 (seis) com interesses competitivos e comerciais que geram obrigações que poderão forçar seu  registro em Cartório para determinadas realizações. 
        Moto Grupos:

        Visam principalmente o lazer, possuem administração menos complexa e se dedicam à sociedade e a Irmandade de maneira menos formal. 

Abr-07  
  Texto extraído do site www.espirito.com do  Espírito livre Moto Grupo,  Pilares , Rio de Janeiro

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