quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Feriado estadual em homenagem à Revolução Pernambucana de 1817 vira lei

Decisão foi publicada no Diário Oficial do estado e elenca algumas medidas que deverão ser adotadas.  (Foto: Reprodução/Diário Oficial)
Decisão foi publicada no Diário Oficial do estado e elenca algumas medidas que deverão ser adotadas. (Foto: Reprodução/Diário Oficial)
Pernambuco conta, a partir desta sexta-feira (9), com mais um feriado civil estadual. Como forma de registro e homenagem, o dia 6 de março foi instituído como Data Magna em alusão a eclosão Revolução Pernambucana de 1817, que completa 200 anos em 2017. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e elenca algumas medidas que deverão ser adotadas.
Com a novidade, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco deverá acrescentar no seu calendário a realização de reunião solene para a entrega da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca em todo dia 6 de março. As escolas também terão que incluir a data no calendário letivo.
“Promoverão o estudo dos fatos históricos relativos à Revolução Pernambucana de 1817, cabendo-lhes escolher formas pedagógicas de comemorações, incluindo a realização de desfile cívico”, diz o texto.
Sob responsabilidade do Poder Público, haverá ainda comemorações com hasteamento solene da bandeira do estado no Palácio do Governo e colocação de coroa de flores no monumento aos revolucionários, localizado na Praça da República.
Com a data, será, também, implantada a Semana Histórica de Pernambuco. O projeto aprovado foi apresentado pelos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB). A proposta dos parlamentares retoma a proposta original de uma lei estadual de 2007, que definiu o dia 6 de março como Data Magna.

História

Há 200 anos, Pernambuco foi palco de uma república à parte, livre da Coroa Portuguesa, durante um pouco mais de 70 dias. No século XIX, a maçonaria uniu forças com clero católico esclarecido. Ambos lutavam pela liberdade de pensamento, pelos direitos de cidadania e por uma imprensa livre. A Revolução Pernambucana de 1817 tomou constituiu-se, assim, um governo republicano e liberatório forjado por uma Constituição Provisória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...