sábado, 23 de setembro de 2017

Atendimentos da Atenção Primária na Saúde em Taquaritinga do Norte


A Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte oferece os serviços daatenção primária em 07 Unidades de Saúde e 01 Posto Satélite, com o apoio do Hospital Geral Severino Pereira da Silva.

Hospital Geral Severino Pereira da Silva (HGSPS)

O prefeito Ivanildo Mestre “Lero”, com a secretária de Saúde Municipal Poliana Andrade e o presidente da FUNDATA (Fundação Municipal de Saúde de Taquaritinga do Norte) Flodoaldo Prates, têm colocado a saúde do município como uma das prioridades do atual governo.

A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

A Coordenação de Programas da Secretaria de Saúde no município está organizada na seguinte forma: Saúde Bucal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde do Idoso e do Homem, Controle dos Cânceres de Colo de Útero e de Mama, Programa Nacional de Imunizações, Programa de Controle da Tuberculose e da Hanseníase e Programa Saúde na Escola.

Todas as unidades contam com assistência para a saúde bucal, onde umcirurgião-dentista realiza procedimentos de 1º consulta odontológica programática, escovação primária supervisionada, tratamento concluído, urgência, atendimento a gestantes e instalação de próteses dentárias. As consultas médicas com o médico clínico geral são para demanda agendada, demanda imediata, cuidado continuado e urgência com observação. Usuários de álcool, drogas e pacientes de saúde mental recebem assistência de médicos e enfermeiros. 

Equipes de Saúde da Família promovem ações de prevenção, promoção da saúde, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. Trinta e nove Agentes Comunitários de Saúde realizam atividades dentro dos limites geográficos do município. 

O Hospital Geral Severino Pereira da Silva

Os pacientes que recebem o primeiro atendimento nas Unidades de Saúde, de acordo com a necessidade, são encaminhados para atendimento no Hospital Geral Severino Pereira da Silva (HGSPS), onde de segunda a sábado, médicos especialistas fazem os atendimentos de Endoscopia, Pediatria, Nutrição, Cardiologia, Ginecologia/Mastologista, Psiquiatra, Ortopedia, Especialista Cirurgião Geral Ultrassonografia.

O HGSPS oferece também exames laboratoriais para pacientes internos, serviços de Raio-x 24 horas e a realização de cirurgias. 

Atendimento de especialidades de maior complexidade

Para os procedimentos nas especialidades de maior complexidade, a Secretaria de Saúde do Município (SECSAU) faz as marcações de encaminhamento para Unidades em outros municípios e na capital. São realizadas marcações para os seguintes atendimentos: Cintilografia, Cirurgia Geral, Vascular, Dermatologia, Endocrinologia,Gastroenterologia, Neuropediatria, Oftalmologia, Otorrino, Cardiologia, Reumatologia, Urologia, Mastologia, Endodontia, Periodontia, Buco Maxilo, Teste de Esforço, Teste Ergométrico, Panorâmica, Punção de Mama, Neurologista Adulto, Fundação Altino Ventura, Pneumologia, Tomografia, Desintometria, Ressonância Magnética e Nefrologista.

As marcações são realizadas na sede da SECSAU, que fica na Rodovia Pe 130 Km 08, S/n - Jucá, Taquaritinga do Norte – PE – mesmo endereço do HGSPS.

Unidades de Saúde em Taquaritinga do Norte

USF Ana Luiza – Rua Raul de Souza Amaral, s/n Centro
USF CAIC – Rua Pedro de Lira Borges, s/n Taquaritinga do Norte
USF Gravatá – Rua do Comércio, Gravatá do Ibiapina
USF Jerimum – Rua Tancredo Neves, Vila do Jerimum
USF Badoque -  Rua Bela Vista, 54, Badoque, Pão de Açucar
USF Elias Tavares - Rua José Juventino da Silva, Pão de Açucar
USF Vila do Socorro – Rua Josias Gomes, Vila do Socorro

O horário de funcionamento nas Unidades de Saúde no município é das 7h às 15h de segunda a sexta-feira.

ASCOM/PMTN
CONTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...