sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Drogas calamidade pública como diminuir o problema

Drogas calamidade pública como diminuir o problema?


José Antônio de Oliveira – Zé da ENA

As drogas ilícitas, no Brasil e no mundo esta virando calamidade pública.
Fizemos diversas pesquisas e observamos que esta questão esta sendo tratada de forma errada, seja pela Justiça, assim como as formas que estão usando para trata o drogado que,infelizmente é um doente.
A forma de abordagem das foças de polícia e Judiciário está sendo também tratado com modelos que nunca vai resolver o problema, muito pelo contrário, a tendência e se agravar cada vez mais! – É notório que, se prende um traficante, logo aparece dez outros para ocupar o espaço, pois, sendo um negocio tão rentável, com certeza, não vai ser policia ou justiça que vai coibir. Algumas propostas para diminuir o problema, não são nem mesmo paliativas, por exemplo: descriminalizar  as drogas, isto,  não resolve o problema ao contrario pode agravá-lo.
Existe também o fator pouco observado que é os “diversos níveis de traficantes”, neste particular, infelizmente a polícia consegue na maioria das vezes, prender apenas os pequenos, ou seja, os que ás vezes trafica apenas para manter o próprio vício. Em verdade, os maiores são aqueles que nunca aprecem, pois financiam o mercado de forma tão Dissimulada que normalmente nem mesmo os seus financiados descobrem.
Em tudo isto, o pior é que o viciado termina se transformando num doente  infrator, pois, não consegue financeiramente manter o vicio e nem tampouco possui capacidade alguma para tratar por si só.
Na atualidade, a quantidade de viciados esta sendo aumentada em velocidade alarmante, isto devido às facilidades que os empresários do tráfico possuem, para que seus aliciadores tragam novos viciados para comprar seus produtos. Principalmente os mais jovens, de forma confusa buscam a diversão e o sexo sem observarem os problemas que os espreitam e inocentemente caem nas garras dos aliciadores, maiorias são “aliciados sem que percebam”! Neste particular, um dos fatores que contribui a que aconteçam os aliciamentos são as bebidas alcoólicas; na euforia pós-ingestão de álcool acontece que a percepções diminuem e quase nuca percebem que esta sendo enganados, para experimentarem alguma droga pior, muitos experimenta até mesmo sem saber.




Vamos ao que interessa que é como diminuir este câncer social!

Para isto temos que analisar os diversos fatores sendo: em primeiro lugar tratar a vítima desta doença, o viciado; segundo,  as formas e métodos de tratamento; terceiro, os envolvidos nas ações; quarto, como financiar e administrar projeto tão importante para sociedade;quinto envolvimento das autoridades familiares e escolas.
Parece estranho não mencionar formulas para coibir o tráfico, mas, infelizmente este só pode ser de fato coibido, via falta de compradores para seus produtos. O normal é que quando for acabando os compradores a tendência é que estes empresários do ramo percam o interesse e saiam para outros tipos de rendimentos.

O viciado, formas e métodos de tratamento.

Dentro do contexto, o viciado, infelizmente é apenas uma vítima desta farra que “enriquece tantos”. Sendo viciado na droga, torna-se um doente controlado pelo vício e não consegue sair, além de tudo perde por completo todas as referências de responsabilidade social. Pior, é um doente incapaz de tratamentos por vontade própria e por isto, conforme minhas pesquisas, a única maneira de trata-lo é via Clínicas que possa conte-lo. Nas Clínicas, mesmo aparentando são, não deve retorna-lo para os meios sociais antes que termine o tratamento. Já constatado que se não for totalmente  desintoxicado acontece a recaída e logo depois tem que retornar por tempo maior. - Observamos que é importante; durante a contenção do viciado, principalmente nos primeiros meses que não tenha muita presença dos parentes mais próximos, pois, infelizmente o fissuramento pela droga transforma-o em um competente reclamador e muitos pais ou parentes acabam sendo levados na conversa retirando o doente da Clínica.

Os envolvidos nas ações para diminuir ou acabar com a praga!

Só existe uma maneira de acabar ou diminuir para o máximo possível o problema das drogas. Tem que existir um amplo envolvimento da sociedade, autoridades e administradores públicos. Por um lado a sociedade tem que entender que se não envolver com vontade a tendência é que de fato o problema saia de controle. As autoridades e administradores públicos precisam enxergar o fato como sendo algo altamente prejudicial e com amplo prejuízo inclusive financeiro. Não adianta tentar apenas fazer de conta como sempre! O envolvimento e a cura do mal só serão possíveis quando os fatos forem encarados com propósito de usar o que for preciso para tratar os doentes. Sabemos que “as grandes doenças” normalmente só são curadas com remédio de gosto ruim. O envolvimento sociedade, autoridades e administração publica que seja por meio de comissões competentes com a participação de pelo menos dois representantes de cada segmento. Importante que estas comissões não tenham remuneração financeira se houver, infelizmente vira farra, pois, sempre que remunera logo os interesses são deturpados. A formação das comissões que seja, por exemplo: pessoas idôneas sendo representastes do executivo e legislativo municipal, policias civil e militar, clubes de serviços ou maçonaria ou mesmo cidadãos de comprovada idoneidade.
Como financiar e administrar projeto tão importante para sociedade?
Não adianta ficar contando apenas com recursos públicos para resolver este problema, infelizmente à sociedade no geral vai ter que enfiar a mão no bolso e ajudar! A construção de Clínicas e parte da manutenção com profissionais vão ter que serem mantidos pelos governos: Federal, Estadual e Municipal, mas, a sociedade também vai ter que ajudar, pois, só será possível sanar o problema se houver qualidade e além do tratamento, que haja competente orientação e apoio ao viciado. Temos que entender que para ele retornar para os meios sociais com cabeça erguida  e competentes depende de bastante recurço. Os fundos advindos da sociedade podem ser recolhidos, por exemplo; digamos que com um ou dois reais cobrados via conta de agua, luz e mesmo telefone, o que em pouco tempo os fundos recolhidos mais as participações dos governos, com certeza vai ser suficiente para manutenção das clínicas com bons profissionais. Importante: Os fundos doados ou de Governo têm que obrigatoriamente serem administrados por representantes do Judiciário, sociedade, administrativo e legislativo e que os cargos não sejam vitalícios. Importante salientar que as Clínicas tem que necessariamente ter ambientes separados para conter os viciados criminosos e aqueles que ainda não envolveram.

Envolvimento das autoridades familiares e escolas.



Neste contexto tal envolvimento precisa ser tratado com responsabilidade e carinho entre as partes. Sabemos que indivíduos tornam-se viciados, às vezes devido principalmente por insatisfação no meio familiar ou educação mal dirigida por parte dos pais e escolas. Vivemos esta era atual numa sociedade repleta de egoísmo e bombardeio da mídia mostrando que o indivíduo é importante e feliz quando ostenta luxo e glamour! Os pais em grandes maiorias ocupam maior parte do tempo correndo atrás de bens materiais esquecendo que o filho ou filha só tornarão pessoas competentes para a vida. Esquece-se de empenharem para construção do caráter necessário faltando também carinho e respeito. Muitos pais, para suprir suas faltas neste particular, acreditam que se fizer tudo que os filhos desejam esta tudo bem. Pior que muitos pais não possuem a educação ou competência para ensinar aos filhos, a importância do respeitar ao próximo, nem tampouco à propriedade alheia. Sabemos que com esta mania de tudo pode que autoridades e sociedade adotaram, o mundo tornou um desiquilíbrio social de grandes proporções. Para tantos fatores negativos temos que desenvolver programas competentes, onde o conjunto seja capaz de preparar melhor o cidadão de amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...