domingo, 4 de maio de 2014

ESTUPIDEZ BRUTAL!


*Dr. Paulo Lima

Eu estava agorinha mesmo “perguntando aos meus botões”, até onde vai à violência e a brutalidade, que, a cada dia que passa parece ultrapassar os limites do tolerável e a resposta que vem à minha mente e sempre uma: E a estupidez tem limites?  Penso que não.
Realmente, quando você pensa que a violência já chegou ao seu limite sempre vem a brutal realidade para lhe desmentir, pois há muito chegou até aos estádios de futebol, a ponto de tornar este belo esporte, que levou o nosso País a ser admirado no mundo, a ser descrito como uma aventura de vida ou morte! Sim, minha gente, é isso mesmo: agora quando a pessoa sai de sua casa para ir assistir a um jogo de futebol já não sabe mais se voltará com vida. Exemplos temos muitos, mas vou citar apenas a tragédia da última sexta-feira, na qual foi assassinado de forma estúpida o jovem Paulo Ricardo, de apenas 26 anos, por um vaso sanitário arremessado do alto das arquibancadas do Arruda, o estádio de futebol do Santa Cruz, após a realização do jogo entre esta agremiação e o Paraná Clube.
Ora, diriam vocês que me leem neste momento, este fato já era de se esperar, pois o que estamos vendo atualmente, após as partidas de futebol são cenas de selvageria, deflagradas por estes estúpidos que se dizem torcedores, a se digladiarem e a cometerem toda uma série de violências, com depredações, arrastões, onde inocentes que se encontram nas paradas de ônibus são assaltados e apedrejados e veículos coletivos incendiados e, logicamente, tinha que dar nisso! E volto a indagar: e por acaso estupidez tem lógica? Sim, respondo, a lógica do absurdo e do intolerável!
O que mais nos causa espécie, no entanto, é alguns imbecis postarem declarações e comentários nas páginas sociais da internet, tentando justificar este fato, lastimável sobremaneira, como se a estupidez e a violência pudessem ser justificadas! Pior ainda é a atitude daqueles que teriam a obrigação de cuidar para que este belo espetáculo que é o futebol não se transformasse nesta coisa grotesca, ultrapassando os limites das quatro linhas dos estádios e vindo a ceifar vidas, tentando se eximir de suas responsabilidades, a exemplo do Presidente do Santa Cruz, o Sr. ANTÔNIO LUIZ NETO (ele é vereador do Recife e, segundo dizem, foi eleito com parte dos votos vindo desses marginais, vejam vocês) quando disse que o clube não poderia ser penalizado por isso. Eu afirmo que, além do clube, deve haver a responsabilização penal dos dirigentes, por conivência ou, no mínimo, negligência, já que permitiram a esses assassinos terem amplo acesso às dependências do Arruda, mesmo após o encerramento do jogo, a ponto de arrancarem privadas e fazerem das mesmas uma arma mortal, numa omissão imperdoável. E isso era de se esperar, posto que dias atrás esses mesmos bandidos já haviam invadido os vestiários da agremiação e tentado agredir os jogadores do Santa Cruz e nenhuma providência foi tomada por esse senhor, ou pelos demais dirigentes.  Agora é tarde e o mal se torna irremediável, diante da morte desse jovem torcedor, cujo único pecado foi ter saído de sua casa para assistir a um jogo de futebol.
Às autoridades constituídas de nosso Estado somente resta tomar providências para que fatos desta natureza sejam evitados. Acredito que um bom começo seria acabar, de uma vez por todas, com essas chamadas “torcidas organizadas”, que nada mais são do que um ajuntamento de marginais e assassinos, cujo único objetivo é ir para os estádios cometer crimes, os mais diversos. Os fatos estão aí para provar.
Um abraço a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...