quinta-feira, 8 de maio de 2014

Pescador nada por duas horas e sobrevive após naufrágio em PE

Por : Jailson Alves


O pescador José Lúcio dos Santos, 54 anos, que estava desaparecido após um naufrágio de uma jangada em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, foi localizado em casa pelos Bombeiros durante a manhã desta quinta-feira (8). Em conversa com o G1, o pescador, que mora em Escada, na Mata Sul, revelou que nadou cerca de duas horas para conseguir se salvar na região conhecida como Boca da Barra, nas imediações do Porto de Suape. O acidente aconteceu na tarde de quarta (7) e deixou um pescador morto e outro ferido.
De acordo com o José Lúcio, o trio saiu para pescar por volta das 12h, de Escada, e entrou no mar com a jangada às 14h30, na região onde o Rio Ipojuca se encontra com o mar. Assim que começaram a navegar, os pescadores perceberam uma correnteza muito forte e barco começou a se desestabilizar. "Quando a gente estava atrevessando o rio, tinha muita água vindo. Nós não tivemos força de segurar o barco, e a correnteza levou a gente para o mar. Tava muito turva a água", comentou.

José Lúcio foi o primeiro a cair na água. Em seguida, os dois pescadores que ficaram no barco conseguiram jogar a âncora em uma pedra, mas não por muito tempo. "Logo a corda se rompeu e  barco virou de vez. A partir daí, não vi mais ninguém. Tive que me acalmar, fiquei tranquilo, pedi a Deus e fiquei boiando, nadando cachorrinho", disse. Um dos pescadores conseguiu alcançar novamente o barco virado, onde ficou esperando resgate. O terceiro não resistiu à força da água e acabou se afogando.
Após nadar por cerca de duas horas, José Lúcio chegou a um muro de pedra próximo à Termelétrica de Suape. Ele descansou alguns minutos e atravessou novamente o rio. "Quando descansei, vi que um dos meus colegas estava lá em cima da jangada, mas sendo levado para alto mar. Nessa hora, o helicóptero dos Bombeiros já tinha visto ele. O outro colega, infelizmente, eu já pensava o pior. Como a maré já estava baixa, consegui atravessar a pé para encontrar o amigo da gente que estava com o carro do outro lado", destacou o pescador.
O resgate do pescador a deriva foi feito por volta das 17h30; logo em seguida, foi encontrado o corpo da vítima fatal. O ferido foi levado para UPA de Barra de Jangada, em Jaboatão, e foi liberado ainda na noite da quarta. O enterro do outro homem será realizado nesta quarta, em Escada.
José Lúcio, que trabalha como pescador há 30 anos, disse que não vai mais atuar na profissão. "Quero mais isso não, chegou a hora de parar, quero ficar com minha família. Pelo menos, esse é plano", contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...