terça-feira, 28 de maio de 2013

Artigo : Dr. Paulo Lima

O CAVALO ESTÁ SELADO
                                                                                                          Dr. Paulo Lima*


 

Eu ia dar outro nome a este artigo, mas, consultando os meus arquivos vi que já havia usado “sinuca de bico” num outro que escrevi, meses atrás. Mas, que o governador EDUARDO CAMPOS está numa verdadeira “sinuca de bico”, ah isso ele está.
É que ele, no meu modesto entender, já chegou a tal ponto do caminho que não tem como voltar atrás. Ou segue adiante e lança o seu nome como candidato para disputar as eleições majoritárias para Presidente em 2014 ou, dificilmente, terá a chance real de alcançar o Planalto em 2018.
O danado é que alguns Governadores, seus correligionários, parecem que não estão querendo ajudar e este fato se torna mais um complicador, mas, eu no seu lugar (e se tivesse a chance lhe diria pessoalmente) não abriria “nem para trem carregado de pólvora, com um doido fumando em cima”, como se diz no popular. É que o cavalo está selado e pronto para disparar e ele precisa agarrar com firmeza em suas crinas para não cair e, repiso, deve seguir adiante se realmente quiser chegar lá.
E ele sabe que “o PT vai fazer ‘de um tudo’ para atrapalhar”, pois alguns sujeitos que se aboletaram no Partido e no Governo pensam que são seus donos e não vão nunca querer largar esse osso.
Aqui mesmo, perto de nós, tem um sujeito metido a besta, que hoje é Secretário de prefeito e que também pensa que é dono da Prefeitura, posto que age como tal. Deste modo vai querer trocar de lugar e  tentará devolver o seu preposto, hoje Prefeito, para a Secretaria - lugar de onde nunca deveria ter saído - para ocupar de direito a respectiva cadeira. Digo, de direito, pois, como todos sabem, atualmente a cadeira é, de fato, ocupada pelo indigitado, enquanto o outro fica relegado ao seu lugar merecido.
No entanto a grande diferença que existe nestes dois casos - refiro-me às pretensões presidenciais de EDUARDO CAMPOS - é que, ali, o agora Governador, se não deixar o cavalo passar selado muito provavelmente chegará ao Planalto em 2018; e cá, o agora Secretário, nunca mais chegará à Prefeitura. Nisso eu sou capaz de apostar!
Sei que alguns de vocês, meus fieis, pacientes e escassos leitores estão a pensar, que, como eu mesmo costumo dizer: em política, como na vida, somente uma coisa é definitiva: a morte. E, como sabem, EDUARDO CAMPOS está mais vivo e firme do que nunca em suas pretensões e certamente não deixará o cavalo passar selado; enquanto o nosso personagem, que pensa que é mas não é, “não passa de um remédio vencido”, como costuma dizer o nosso amigo, ALBERES XAVIER, esta grata surpresa que surgiu, nos últimos tempos, na radiodifusão sonora de cunho jornalístico-político em nossa Região.  O tempo vai dizer se tenho ou não razão.
Em tempo: a aposta está lançada. Quem quiser é só me procurar.
Um abraço a todos.


*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...