sexta-feira, 8 de março de 2013

O CERCO SE FECHA PARA A RETIRADA DE ÁGUA NA BARRAGEM DE MATEUS VIEIRA



Proibida retirada de água da Barragem de Mateus Vieira


 A retirada ilegal de água da Barragem de Mateus Vieira, único manancial que ainda abastece a cidade visto que as barragens do Zamba e de Queimadas já secaram, está com dias contados. Uma ampla mobilização encampada pela Câmara Municipal de Vereadores, em atendimento ao requerimento do vereador Lukinha da Saúde (PSB) que conta com o engajamento dos outros 10 vereadores, também despertou o interesse do Ministério Público através do Promotor Dr. Iron Miranda dos Anjos que convocou na última terça-feira (05/03) o vereador Lukinha e o Secretário de Obras e Urbanismo Damião Oliveira para prestarem esclarecimentos referentes à retirada de água por pipeiros da Barragem de Mateus Vieira.
                   

Na manhã desta quinta-feira (07/03) o Promotor convocou uma audiência pública onde estiveram presentes a vereadora Rogéria e os vereadores Lukinha da saúde, Irmão Ezequias, Gilson Carlos, Eraldo de Pedra Preta e Demar; representando a COMPESA compareceram Judas Tadeu Alves (Superintendente Regional de Negócios), Artur Correia Rodrigues (Gerente Regional do Alto Capibaribe) e João José da Silva (Coordenador de produção Regional); os secretários municipais Jurandir Coelho (Gestão), Damião Oliveira (Obras) e a Chefe de Gabinete Deyze Cabral representaram o Prefeito Evilásio Araújo, e também a imprensa regional se fez presente a audiência.

Na pauta a gravidade do problema e também de ações imediatas a serem tomadas visando evitar o colapso de abastecimento de água em Taquaritinga do Norte, uma vez que a barragem de Mateus Vieira apresenta menos da metade de sua capacidade e as perspectivas de chuva na região não são animadoras, existindo a possibilidade real da Dália da Serra ficar sem água em suas torneiras.

Tadeu Souza, o Superintendente de Negócios da COMPESA, desmentiu a declaração atribuída a ele pelo Diário de Pernambuco (11/02), onde supostamente ele autorizava a retirada da água de Mateus Vieira para atender as indústrias do jeans em Toritama, e explicou da preocupação da COMPESA com a situação do nível da barragem, o que motivou a empresa a adotar ações emergenciais, inclusive no sentido de proibir a retirada de água pelos carros pipa deste manancial em caráter de urgência, como a COMPESA fez em outras cidades de Pernambuco.

Dr. Iron Miranda requereu que a Prefeitura providenciasse de imediato o bloqueio dos acessos à barragem e exercesse a fiscalização para proibir a retirada de água pelos carros pipa no local, em virtude da existência de pouca água neste manancial. Também foi solicitado pelo representante do Ministério Público que a Prefeitura fizesse o levantamento de populares que morassem nas imediações da barragem e estivessem comercializando água, prática proibida, uma vez que a outorga da captação de água da barragem pertence à COMPESA e não a populares, e convocasse todos para uma reunião para tratar desta proibição.
Com a adoção destas medidas, a expectativa é que a água de Mateus Vieira possa abastecer a cidade de Taquaritinga do Norte até o início da estação chuvosa.

ASSESSORIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...