quarta-feira, 6 de março de 2013

NOTICIAS DE TAQUARITINGA DO NORTE


Limpeza de barragens e barreiros 

                    
Embora atravesse a maior seca de sua história, Taquaritinga do Norte vem sendo contemplada através da Prefeitura Municipal e do IPA com ações que visam aumentar a capacidade de armazenamento de água na zona rural. Desde o dia 30 de janeiro que foram iniciadas na zona rural de Taquaritinga do Norte as obras de construção e limpeza de barragens e barreiros, ação de essencial importância que irá proporcionar ao homem do campo a possibilidade de ampliação da captação de água da chuva e de poder enfrentar períodos críticos de estiagem como o que vem assolando a nossa região desde o ano passado.
A Dália da Serra foi contemplada com a liberação de 1.200 horas-máquina através do IPA, que foi um dos itens solicitados pelo Prefeito Evilásio Araújo e já atendido pelo Secretário Estadual de Agricultura Ranilson Ramos, por ocasião na visita dele ao município no último dia 10 de janeiro, que estão sendo destinadas para a recuperação de mananciais na região semiárida e também para a construção de novas pequenas e médias barragens, que terão uso comum, pois serão construídas em propriedades onde toda a população vizinha poderá usufruir da água disponível.
Com recursos próprios a Prefeitura também contratou outra máquina que está fazendo a limpeza das barragens e açudes maiores.
Já foram beneficiadas com a recuperação e limpeza dos mananciais as comunidades de Jaburu de Baixo, Jaburu de Cima, Monteiro, Gravatá do Ibiapina, Pedra Preta, Jerimum, Riacho Doce e Maracajá, restando ser atendidas Açude velho, Pé de Serra, Algodão, Pedra Preta e Baraúna Furada, numa ação inédita até então na Dália da Serra, onde se espera que com a chegada das chuvas a capacidade destes mananciais aumente, no mínimo, em 30%, e ajude a população do cariri a atravessar outros períodos longos de estiagem que venham a ocorrer no futuro.

PROVAB: mais médicos para o interior


O Prefeito de Taquaritinga do Norte Evilásio Araújo, juntamente com o Secretário de Saúde Ronaldo Veiga e com a Chefe de Gabinete Deyze Cabral, prestigiaram na manhã desta quarta-feira (06/março), na Academia da Cidade do Coque, em Recife, das solenidades de lançamento do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) 2013, ação que promove a  qualificação médica por meio de atendimento na Atenção Básica levando médicos para periferias de grandes cidades, municípios do interior e áreas remotas, evento que contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ministrou a  aula inaugural sobre Atenção Básica para orientar profissionais que trabalharão nas unidades básicas em Pernambuco, que tem cerca de 14 mil médicos, sendo que mais de nove mil estão na capital, conforme aponta uma pesquisa recente do Conselho Federal de Medicina.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que uma das formas de tentar tornar a distribuição dos médicos mais uniforme no estado é através do PROVAB, que em Pernambuco contará com 382 profissionais que irão trabalhar nas unidades básicas de 96 municípios, cursando especialização em Saúde da Família e recebendo bolsa federal no valor de R$ 8 mil por mês. Os médicos vão permanecer um ano no local para o qual forem designados. “Se eles forem bem avaliados pela população durante esse período, fizerem um bom atendimento, o que vai ser verificado através de pesquisas, ele pode ganhar pontos na hora de fazer a especialização. Digamos que ele quer fazer especialização em cirurgia plástica, dermatologia, vai receber 10% de bônus na nota por ter prestado esse serviço”, explicou Padilha.
“Essa interiorização das ações de saúde através dos médicos do PROVAB será muito importante para os municípios, especialmente para os pequenos, onde as despesas com saúde oneram muito as administrações. É uma lacuna que começa aos poucos a ser preenchida pelo Governo Federal e que será muito bem vinda em Taquaritinga do Norte”, declarou o Prefeito Evilásio Araújo.

CONIAPE se reúne em Taquaritinga do Norte


Sob o comando do Prefeito de Taquaritinga no Norte, Evilásio Araújo, o Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE), grupo, que reúne 11 municípios do Polo de Confecções de Pernambuco e da Paraíba, se reunirá pela primeira vez, após a eleição da nova mesa diretora, nesta próxima sexta-feira (08/março), no auditório da Pousada Várzea grande, em Taquaritinga do Norte, a partir das 2 da tarde para tratar do processo de reorganização burocrática do Consórcio.

Para a reunião também foram convidados o advogado Dr. André Pitt e o consultor e especialista em consórcios intermunicipais e gestão pública Dr. Laércio Queiroz, que abordará aspectos do CONIAPE que precisam ser aperfeiçoados, a exemplo do tamanho real do CONIAPE e suas áreas de atuação, o custo operacional mensal, a elaboração do contrato de rateio entre os municípios, alterações a serem feitas no protocolo de intenções e no próprio estatuto, a definição de equipe técnica e de sede física e outras demandas de relevante importância para o pleno funcionamento do mesmo.

“É importante destacar que nesta reunião serão abordados aspectos referentes ao funcionamento de consórcios públicos por um dos maiores especialistas do Brasil que é o Dr. Laércio Queiroz, que vai apresentar soluções do que podemos fazer no CONIAPE. Todas as decisões do Consórcio serão tomadas em comum acordo entre todos os Prefeitos participantes. É importante que possamos realizar estas mudanças, pois assim daremos maior dinâmica às ações deste instrumento que tem tudo para melhorar a vida do povo dos 11 municípios participantes”, declarou o Prefeito Evilásio.


VEREADORES DA OPOSIÇÃO DE TAQUARITINGA VOLTAM COM O BLOG BANCADA DA OPOSIÇÃO


Os Vereadores  da oposição de Taquaritinga do Norte, reativaram o Blog Bancada da Oposição, onde os vereadores terão espaço para divulgar seus trabalhos. Para acessar o blog o link é o seguinte :


Vereador João da Banda começa série de visitas á postos de saúde
                         

O vereador João da Banda (PSDB) vai começar a fiscalizar a qualidade do atendimento prestado nos postos de saúde e hospital da Dália da Serra. O objetivo é avaliar a satisfação de usuários, o cumprimento das metas estipuladas por mês e o número de médicos em serviço, entre outros índices.
O vereador começou sua pesquisa pelo posto de saúde Vila do Socorro. A pesquisa inclui ainda perguntas sobre a qualidade no atendimento, faltas médicas, limpeza de banheiros e até existência de ar condicionado nas salas dos médicos.
O vereador promete fazer o levantamento conversando com funcionários dos PSF´S, e com as comunidades.
Os relatórios serão analisados pelo vereador e levado ao conhecimento do secretário de saúde. 
A medida é inovadora, e com essa atitude, João pretende melhorar as condições dos PSF´s e o atendimento a população.Na ocasião, a enfermeira chefe do posto de saúde de Vila do Socorro, mostrou ao parlamentar todo o PSF, e as salas onde o médico atende, e onde são realizado os curativos.


O vereador pode constatar que o prédio esta precisando de um melhoramento na estrutura, e a instalação de um Ar condicionado na sala de atendimento médico. Outro problema constatado, foi a instalação de um Ar condicionado do prédio ao lado, onde funciona a escola do município, que tem seu suspiro virado para dentro do posto. O vereador prometeu aos funcionários do prédio que ira dialogar com os responsáveis para chegar a uma solução desses pequenos problemas.

Com informações do Blog da Imprensa Oficial e o Blog Bancada da Oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...