quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O ADEUS AO GRANDE HOMEM FERNANDO LYRA


Fernando Lyra, de 74 anos, faleceu às 16h50 desta quinta-feira (14), no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, em decorrência de falência de múltiplos órgãos por causa de complicações no quadro de infecção urinária, agravada pelos problemas cardíacos.
A familia enlutada notificou o falecimento:
Fernando Lyra transferido para UTI (esquerda). O vice-governador João Lyra Neto e sua filha, a deputada Raquel Lyra (PSB), ja se encontram em São Paulo. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
É com profunda dor e pesar que comunicamos o falecimento do nosso amado Fernando Lyra.
Na vida pública, ele foi deputado e ministro da Justiça. Um guerreiro justo e incansável, sempre ao lado das causas democráticas e humanitárias. Em família, Fernando era o marido, pai, irmão, tio, cunhado e amigo dedicado, amoroso e insubstituível em nossos corações.
Nesse momento difícil e de enorme tristeza, pedimos a todos que se juntem a nós em oração por Fernando Lyra. Que Deus o guarde e o abençoe! João Lyra Neto e família.
O corpo de Fernando, que é irmão do vice-governador do estado João Lyra, será transferido ainda nesta quinta-feira para o Recife, onde será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O sepultamento vai ocorrer possivelmente no cemitério Morada da Paz, nesta sexta-feira, às 17h. O governador do estado, Eduardo Campos, já decretou luto oficial de três dias.
Fernando Lyra foi internado no Real Hospital Português na última semana antes do Natal de 2012 por conta de problemas com o coração. Ele foi liberado para passar o Natal com a família, mas dias depois voltou a passar mal e foi internado novamente com um quadro de infecção urinária. Fernando Lyra vinha fazendo tratamentos neste hospital há cerca de 15 anos.
O prefeito de Caruaru, José Queiroz, decretou luto oficial de três dias, pelo falecimento do ministro Fernando Lyra.
 ”A política pernambucana está de luto. Nossos sentimentos a família do ex-ministro Fernando Lyra, que Deus esteja confortando a todos”.  Mirian Lacerda, ex-deputada Estadual.
“O Brasil perdeu, na tarde de hoje, um seu filho ilustre: o ministro Fernando Lyra. Político pernambucano de grande visão”. Wolney Queiroz, deputado Federal
Dia triste para a democracia brasileira que perde um dos seus baluartes. Osório Chalegre, presidente do Caruaruprev.
“Caruaru perde o maior político de sua história. Fernando Lyra, da democracia, da gentileza, da inteligência. Pêsames e pesares”. Louise Caroline, secretária de participação Social.
“Que grande pesar para todos os que conviveram com Fernando Lyra que acaba de falecer em São Paulo”.  Roberto Freire, presidente nacional do PPS.

Mensagem do senador Armando Monteiro sobre o falecimento do Ex-ministro Fernando Lyra.

.
.
“Fernando Lyra cumpriu de forma exemplar a sua passagem pela vida pública do país. Durante os tempos duros do regime autoritário, foi um firme combatente, que nunca deixou de levantar a voz nos momentos mais difíceis.
Ao longo do processo de abertura política, desempenhou importante papel na construção da candidatura de Tancredo Neves, que inaugurou a Nova República; foi um ministro da Justiça permanentemente atento às causas da cidadania e da ampliação das liberdades democráticas.
No convívio pessoal, imprimiu as marcas de sua inteligência, afabilidade e boa convivência, sempre temperados com humor e ironia. Ele deixa a todos nós um irrecusável legado.
Neste momento, transmito a toda a sua família a expressão do nosso pesar e solidariedade”.
Armando Monteiro Neto

Prefeito Zé Queiroz lamenta morte de Fernando Lyra.

.
.
O prefeito de Caruaru José Queiroz lamenta o falecimento do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, com quem já esteve lado a lado em muitos momentos importantes da política.
jose_queiroz
O prefeito decretou luto oficial na cidade de três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...