segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Ainda não sabe o que preparar na ceia do Réveillon? Veja dicas de receitas fáceis e deliciosas!



A festa de Réveillon lembra alegria, amigos reunidos, simpatias, superstições e claro, uma boa ceia. Mas com a correria do dia a dia, muita gente ainda não pensou no que preparar para receber os convidados.
A consultora gastronômica Branca Sister sugeriu alguns pratos bem fáceis para preparar na noite que antecede o ano novo. Confira:
DivulgaçãoSalada de feijão fradinho com bacalhau
Ingredientes
300 gramas de feijão fradinho cozido (pesar antes de cozinhar)
500 gramas de bacalhau desfiado e fervido
250 gramas de tomatinhos cereja
1 molho de cheiro verde picado
5 colheres de sopa de vinagre
Sal e azeite
Modo de fazer
Cozinhar o feijão e escorrer. Não precisa guardar o caldo. Juntar aos outros ingredientes, temperar (se precisar, colocar mais vinagre) e deixar gelar por, no mínimo, 3 horas, mexendo de vez em quando para que o tempero incorpore bem.
DivulgaçãoTender no microondas
Ingredientes
1 presunto tender sem osso, com cerca de 1 quilo
1  copo de suco de laranja
4 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de mostarda
Modo de fazer
Tirar a pele do presunto e furá-lo todo com um garfo. Passar a mostarda e o mel. Colocar em um refratário fundo, junto com o suco de laranja. Tampar bem com filme plástico e levar ao microondas, em potência alta, por 25 minutos. Depois de 13 minutos, retire o plástico cuidadosamente e vire o presunto. Cubra novamente com plático e deixe acabar de cozinhar.
DivulgaçãoFarofa de pão
Ingredientes
2 pães de forma cortados em cubinhos
200 gramas de azeitonas verdes picadas
200 gramas de uvas passa sem caroço
1 tablete de manteiga com sal
100 ml de azeite
3 ovos cozidos picados
1 molho de cheiro verde picadinho
1 cebola grande picadinha
1 colher de chá de páprica picante
Modo de fazer
Derreter a manteiga e juntar o azeite. Refogar a cebola até que esteja transparente. Junte as passas e deixe refogar bem, até que elas fiquem “inchadas”. Junte a azeitona e refogue. Junte o pão e misture bem, para que a manteiga e o azeite umedeçam o pão. Desligue o fogo. Tempere com sal, páprica e pimenta, junte os ovos e o cheiro verde picado.
DivulgaçãoPavê Floresta Negra
Ingredientes
400 gramas de bolo de chocolate pronto
1 vidro de geléia de cereja
1 vidro de cerejas ao marrasquino
200 ml de cherry brandy
500 ml de creme de leite fresco
6colheres de sopa de açúcar
1 tablete de chocolate meio amargo
Modo de fazer
Bater o creme de leite com o açúcar, por cerca de 4 minutos, até que fique um creme de chantilly. Cortar o bolo em fatias. Arrumar, em uma tijela, em camadas: fatias de bolo/ geléia de cereja/ metade do cherry brandy/ metade do chantilly/ metade das cerejas picadas. Repetir as camadas e enfeitar com raspas de chocolate e uma cereja inteira.
DivulgaçãoSalpicão Chic
Ingredientes
1 frango cozido e desfiado
½ kg de camarão aferventado
½ lata de creme de leite sem soro
2 colheres (sopa) de catchup
½ vidro de maionese
1 lata de palmito
1 pé de alface cortado fino
azeite, vinagre, sal e mostarda em pó
Modo de fazer

Colocar num pires o frango, os camarões e o palmito. Temperá-los com azeite, vinagre, sal e mostarda em pó. Ã parte misturar o creme de leite, o catchup e a maionese e misturar a seguir com o frango, camarão e palmito. Cubra com a maionese e coloque a alface ao redor.
Receitas lights
Para quem deseja saborear as delícias da ceia e não engordar, a nutricionista Cassia Busato sugeriu sobremesas fáceis de preparar e com menos calorias. Veja:
DivulgaçãoCrepes recheados ao molho de morangos
Ingredientes (massa)
1 copo (250ml) de leite desnatado
2 ovos
1 copo (250ml) de farinha de trigo
1 colher de sopa de margarina light
2 colheres de sopa de açúcar
Óleo para untar
Ingredientes (recheio)
500ml de leite desnatado
2 gemas
3 colheres de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de baunilha
Morangos fatiados
Modo de fazer (massa)
No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Transfira para um recipiente e deixe descansar por 15 minutos. Aqueça uma frigideira pequena antiaderente, unte-a com óleo, espalhe uma concha da massa e deixe dourar dos dois lados. Proceda do mesmo modo até terminar a massa. Empilhe os crepes em um prato e reserve.
Modo de fazer (recheio)
Em uma panela, coloque todos os ingredientes, com exceção dos morangos fatiados, e leve ao fogo, mexendo sempre até que o creme engrosse. Desligue o fogo e deixe esfriar. Enrole os crepes, colocando um colher do recheio e algumas fatias de morango. Corte os crepes ao meio e disponha-os em um prato decorativo ou sirva em pratos individuais. Calda: misture a geléia de morangos com água fervente até obter um molho líquido. Despeje sobre os crepes e sirva. Pode ser acompanhado com 1 bola de sorvete de creme e rende 15 porções; Calorias por porção: 90 calorias
DivulgaçãoSalada de frutas

Ingredientes
2 mamões papaia pequenos
2 laranjas médias
2 kiwis
5 bananas
1 manga ( não muito madura)
2 maçãs
1 caixinha de morangos
2 pêssegos
10 uvas verdes
10 uvas vermelhas
Modo de fazer
Pique todos os ingredientes, a laranja em pedaços menores que as outras frutas, depois ela solta o caldo e a salada não fica tão ácida. Se preferir, pode ser acompanhada de creme de leite light.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...