domingo, 25 de novembro de 2012

O DIABO QUANDO NÃO VEM…


        Dr. Paulo Lima*
Sei que alguns de vocês, que me lêem neste momento não gostam deste personagem. Mas acredito em Deus. No diabo não; apesar de saber que na política, o que mais a gente topa pelas esquinas são “marraficos”, “cafuçus”[1], travestidos de políticos, metidos a besta, dando pitacos onde não deveriam ser chamados, como se política fosse uma coisa banal. Ora senhores, façam-me um favor.
É por isto que eu sempre procuro me lembrar de canções que fazem parte do nosso cancioneiro popular, tal qual aquela imortalizada na voz do grande Jackson do Pandeiro, que diz assim: “O diabo quando não vem, manda o secretário, eu não vou nessa canoa que eu não sou otário”… Antes que vocês digam eu mesmo me penitencio, lembrando que esta não é a primeira vez que eu cito esta frase num de meus escritos, mas, depois de tantos artigos escritos sobre política, tinha que dar nisso…
Mas deixando a tergiversação de lado, tudo isto é para dizer que hoje me ligou um amigo para dizer que um idiota, ao qual denominei de “Gargamel”, estava falando baboseiras na Rádio Filadélfia e tocou no meu nome. Parece que disse algumas besteiras a meu respeito, vejam vocês! Mesmo não tendo mais nada a ver com a política da Dália da Serra, ainda me aparece um idiota para falar asneiras no rádio a meu respeito. É cada uma…
Para quem não sabe, “Gargamel” foi um personagem a que me referi num de meus últimos artigos que escrevi, sobre “o Reino de Taquari”, vocês lembram?
Eu sei que esse idiota não merecia sequer ter uma linha escrita a seu respeito, mas é como eu digo: são coisas da política. O pior é que o meu amigo ALBERES XAVIER ainda dá trela a personagens desta espécie…
Agora o idiota, se achando, pensando que sabe de alguma coisa somente porque ALBERES deixou ele falar baboseiras no microfone da FILADELFIA, desandou a falar besteiras e, como se fosse pouco, teceu elogios ao “ex-comissário Pitbull” ou, mais popularmente conhecido como “Zé mentiroso”,  chegando a dizer que o fulano é um dos expoentes da política da nossa região e que vai ser eleito deputado estadual. Só rindo…
Apenas para refrescar a memória, “Zé mentiroso” é aquele fanfarrão que dizia que ganharia as eleições municipais de Vertentes com mais de cinco mil votos de diferença e fez alguns de seus puxa-sacos perderem o pouco que tinham em apostas.
Mas a culpa disso tudo é do meu amigo ALBERES, que costuma “dar rabo a nambu”.
Esta frase eu já escrevi num de meus artigos e, para quem não lembra, eu sempre costumo repeti-la, pois era muito usada pela minha avó, “mãe nen-nem”, e que servia para definir uma pessoa insignificante, mas que de repente se tornou  metida a besta porque lhe deram corda. 
“mãe nen-nem” dizia assim: “bem feito, quem manda dar rabo a nambu? Nanbu nasceu sem rabo porque Deus sabe o que faz…” 
Sábia mãe nen-nem. Ainda hoje tenho saudades e lembro de seus ensinamentos…
Mas, voltando ao meu amigo ALBERES…
ALBERES, como costumo dizer, é uma das revelações do jornalismo político de nossa região, mas vai terminar perdendo a sua credibilidade se insistir em trazer personagens desta espécie para o seu programa.     
Quem avisa amigo é.
É que a política não é para qualquer um.
Pois bem, apesar de sabermos que a política está contaminada por puxa-sacos o povo está, a cada dia que passa, se conscientizando de que a sua cidade, a sua comunidade, carece de pessoas honestas, pessoas de bem comandando o seu destino e que a política somente se tornará uma coisa melhor se estas figuras espúrias forem colocadas no seu devido lugar, ou seja, no lixo!
Finalizo justificando que estas mal traçadas linhas só as escrevi para não perder o (mau) costume. Ah, antes que algum de vocês digam, eu reconheço que também sou enxerido que só!
Um abraço a todos.
*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal.


Do Blog da Rádio Filadeufia FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...