sexta-feira, 25 de maio de 2012

Tony Gel elogia discurso de Jarbas sobre a seca


.
O deputado Tony Gel (DEM) pediu, hoje (23), que seja transcrito nos anais da Assembleia o discurso que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) fez no Senado, defendendo tratamento diferenciado para mudar a realidade do Semiárido do Nordeste que enfrenta sérios problemas causados pela seca.
 
Depois de elogiar a iniciativa do senador por ter chamado a atenção do Governo Federal para a seca que assola a região nordestina, Tony Gel leu vários trechos do discurso na tribuna. Segundo Jarbas, disse o deputado, “a irrigação tem sido  historicamente relegada pelos governos e a consequência dessa omissão é que grande parte da população continua vivendo abaixo da linha da pobreza. A agricultura irrigada é a única atividade econômica capaz de gerar emprego e renda nas áreas áridas e semiáridas do mundo. É assim que se faz no oeste dos Estados Unidos, no noroeste do México, nas áreas desérticas da China e da Índia, no Peru, em todo planeta”.
Outro trecho é quando o senador repete o que disse o ex-deputado federal Osvaldo Coelho:v”O homem do semiário está cansado de plantar e não colher, de não plantar por falta de chuvas e de obter rendimentos irrisórios nos anos em que São Pedro não ajuda. As mulheres estão cansadas de caminhar de 5 a 6 quilômetros por dia com uma lata dágua na cabeça. O povo quer, como em outras regiões do país, água nas torneiras de suas casas”.
Também registrou a parte em que o senador disse que “estudos realizados na década de 1990 e revisados no início deste século, mostram que o potencial para desenvolvimento da irrigação em larga escala no Semiárido é de l milhão e 300 mil hectares. Mas temos hoje apenas 150 mil hectares ocupados com projetos públicos de irrigação”.
E outra que diz:” Levantamento do Banco Mundial mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios com projetos de irrigação aumenta em 3,9% quando comparados com outros que não possuem o projeto. E o Índice de Pobreza Extrema diminui de 56,7% para 49,4% e o IDH de Eduação aumenta de 0,734 para 0,802 enqoanto a expectatia de vida do sertanejo sobre de 65 para 72 anos”.
E finalizou com o trecho que diz:” Por ser desigual do resto do país, o Semiário precisa de uam política de crédito compatível com essa realidade. Se o Nordeste é considerado a região mais pobre do Brasil, o Semiárido é o mais pobre do Nordeste. Essa simples constatação é razão mais do que suficiente para colocar em prática uma política ampla de tratamento diferenciado para o Semiárido. A lei nº 10.177/2001, que trata de financiamentos com recurso do FNE, precisa ser modificada caso se deseje estimular o setor produtivo do Semiárido. Para atrair o setor produtivo para a região deve ser adotada a taxa de juros “zero”, com prazo de amortização dos investimentos de 20 a 20 anos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...