segunda-feira, 26 de março de 2012

Taquaritinga do Norte: Intercâmbio fortalece cultura do café



Sabemos que a cidade de Taquaritinga do Norte é a maior produtora de café do Agreste Pernambucano, com uma raridade de espécie, o arábica típica, primeira planta cafeeira introduzida no Brasil, em 1727. No País, apenas Taquaritinga e a região do Maciço de Baturité, no Sertão cearense possuem tal raridade, que possui um sabor adocicado e um perfume forte e só se adapta em regiões de altitudes elevadas e clima ameno.

Por esta razão, o Governo Municipal da Dália da Serra que sempre busca meios para difundir esta riqueza natural no último domingo (25) através da Secretaria de Agricultura e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) trouxeram o produtor Bruno Souza para visitar algumas fazendas de café e conferir de perto o que de melhor temos e pouco é explorado pelos agricultores.  

O mesmo faz parte da quarta geração de uma família produtora de café em Minas Gerais que em 2002, mudou-se para os Estados Unidos, no intuito de aumentar a percepção de que era necessária a recuperação da imagem do café brasileiro no exterior. Bruno deu várias dicas aos produtores como cultivo, cuidados, armazenagem, comercialização entre outros e prometeu que em breve voltará a Taquaritinga junto com investidores para comercializar o café da Dália da Serra. “Vamos nos unir para comercializar este café no nosso mercado interno e quem sabe externo também. O produto está ai, só basta uma maior organização e esforços para o sucesso acontecer e todos saírem ganhando”, destacou.

Na ocasião já ficou definido o próximo encontro entre os cafeicultores que será no dia 19 de abril, onde todos os associados da APROTAQ (Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte) irão se reunir para participarem de uma oficina voltada para a analise do café e o associativismo ofertada pelo SEBRAE e o Governo Municipal.

“Com a organização e o empenho de todos, junto com o SEBRAE iremos ofertar cursos de qualificação em diversas áreas voltas para o melhoramento do nosso café no intuito de atrair compradores do nosso País e do mercado Exterior, elevando assim o nosso produto e o nome de nossa cidade”, completou o Secretario de Agricultura Julio Cezar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...