sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PARABENS PROFESSORES DO BRASIL

Por :


Wilsom Silva


O dia é de vocês Parabéns aos profissionais mais importantes que existem , e hoje para falarmos desse dia nada melhor do que nosso colega Professor e blogueiro Marcos Augusto para falar desta data tão importante


Wilsom Silva : Professor para você qual a importância do Professor para o desenvolvimento da sociedade ?



Professor Marcos : A palavra professor vem de "professar", que, além de lecionar, significa "declarar publicamente uma convicção ou um compromisso de conduta", como a de uma profissão. Não por acaso, as duas têm a mesma raiz. Nós, mestres, somos profissionais em vários sentidos: por ensinarmos e por nos comprometermos com condutas de trabalho - numa atividade que exige a contínua exposição de convicções. Essa condição também envolve responsabilidades múltiplas, com conhecimentos e procedimentos, especialmente por lidarmos com muitos jovens e crianças e por um tempo longo.




Wilsom Silva : Quais as principais responsabilidades de um Professor ?




Professor Marcos : Um professor tem a responsabilidade de criar um divisor de águas na vida do aluno , tem o papel fundamental de mostras os dois caminhos , o primeiro o caminho dos estudos do sucesso das vitórias e temos tambem o dever de mostrar o que é uma vida sem a Educação que é uma vida sem proteção das coisas ruins da vida e torna a criança ou o adolescente vuneravel as coisas ruins do mundo .




Wilsom Silva : Marcos eu estudei com você o Ensino Médio completo sempre fomos amigos , de nossa turma que se formou em 2003 na Escola Estadual Severino Cordeiro de Arruda , não saiu nenhum professor , e eu confesso não esperava que você fosse ser Professor , o que levou você a essa profissão?




Professor Marcos : O que me levou a ser Professor foi a persistência de minha mãe (Ana Lopes) e o apoio incondicional do meu pai ( Marcos Xavier) , minha familia tem muitos professores : minha tia (Dorinha) , minha mãe minha irmã ( Silvia Patricia )e minhas 3 primas ( Célia , Magda , Lanunce (hoje jornalista) ) , o DNA também influenciou. Minha mãe sempre quis que eu fizesse uma faculdade não importava do que fosse mais ela me queria estudando , apesar de eu sempre tentar fugir dos estudos , mais fiz vestibular e passei na 13° colocação na FABEJA onde cursei o curso de Geografia e tomei gosto por lecionar e no 2° período percebi que tinha nascido para ser Professor , amo Lecionar , e agradeço muito a meus pais por terem acreditado em mim em momentos que nem mesmo eu acreditava .




Wilsom Silva : Uma alegria e uma tristeza na "Profissão" Professor ?




Professor Marcos : Foram varias alegrias maius uma em especial foi a formatura dos alunos do Programa EJA ( educação de jovens e adultos ) ano passado no Caic , foi um desafio novo para mim e para eles pois eu nunca tinha lecionado para alunos mais velhos do que eu , com uma realidade diferente e apesar das difuculdades que eles tinham para estudar como : transporte , familia , trabalho, conseguimos formar com as duas turmas 65 Jovens e Adultos para cursarem o ensino Médio.
A tristeza é ver de perto a pobreza de alguns alunos da Educação Infantil , com suas ropinhas velhas , a chinelas com pregos , quando posso ajudo mais fico triste quando não posso ajudar .




Wilsom Silva : Quais foram os professores que mais marcaram na sua vida ?




Professor Marcos : Foram muitos(a), mais os mais importantes foram : Professora Silvia Patricia , minha irmã que eu tive o privilégio de ser seu aluno por 3 anos , que apesar de ser minha irmã nunca me deu mole e sempre pegava muito no meu pé , ela é um exemplo de profissional , dedicada , inteligente e organizada . Professora Micheline Coelho , uma grande profissional que não desistia de um aluno por mais dificil que ele fosse , ela fazia a matemática parecer facil até hoje tenho saudades de suas aulas . A Professora Ilka paloma que me ajudou muito no Ensino Médio e sempre pegava no meu pé para eu não ralaxar. Professora Salete : a professora da minha infância me ensinou da 1° a 4° série , Professora dedicada e muito exigente , e claro que eu não poderia deixar de lembrar da Professora Oselita minha 1° Professora que hoje e minha colega de trabalho.




Wilsom Silva - Considerações finais :




Professor Marcos : Eu queria parabenizar todos os meus colegas Profesores principalmente os antigos que lecionavam quando o salário era menos de 100 reais hoje ainda não esta sendo pago o ideal o menor salário de uma profissão de nivel superior e de 2300,00 reais ainda existe cidades no Brasil em que se paga 500 reais a um professor, e se não fosse os professores quem formaria esses outros profissionais ? Parabens a vocês professores que lutam por dias melhores que lutam dia a dia para educar o aluno , para formar uma sociedade , nós professores e que sabemos da verdadeira realidade do país, Parabens Professores aproveitem o dia e seu !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...