terça-feira, 21 de setembro de 2010

EQUIPAMENTOS SERÃO COLOCADOS NESTA SEMANA, ENTRE E CARUARU E SÃO CAETANO, VISTO QUE A REGIÃO TEVE ACRÉSCIMO DE TREMORES

Reprodução / portal  ab
Sismólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vão instalar novos sismógrafos (aparelhos que medem abalos sísmicos) em trechos que ficam entre as cidades de Caruaru e São Caetano, no Agreste. É que eles perceberam que houve acréscimo de abalos registrados nesta área. 

O objetivo é acompanhar mais de perto as atividades sismológicas do local. Nesta segunda-feira (20), os sismólogos vão retirar o sismógrafo da cidade de Belém de Maria e instalar na nova área. Já durante este semana, os profissionais colocam, além deste aparelho, mais cinco equipamentos.

“Essas novas estações são bem mais modernas, possuem um sensor mais sensível e permitem a comunicação com a sede de monitoramento à distância com mais rapidez”, afirmou o sismólogo, Eduardo Alexandre.

O sismólogo da UFRN explicou ainda que o Brasil não sofre grandes tremores porque se encontra no meio de uma placa tectônica. Mas ela possui trincas, o que provoca pequenos movimentos. Uma das falhas geológicas sensíveis a essas pressões está exatamente na região dos tremores, é o chamado Lineamento de Pernambuco (veja na arte). Os tremores registrados nos municípios pernambucanos não têm relação alguma com os abalos que aconteceram em outras partes do mundo como o Haiti, Chile e Turquia.

Durante este ano, as cidades de Belém de Maria, Cupira e Alagoinha também sentiram sucessivos abalos sísmicos. Porém o de maior intensidade foi registrado em Alagoinha, com 3,2 graus de magnitude.

Conscientização
Os constantes tremores sentidos nas cidades do Agreste de Pernambuco são motivos para a elaboração de uma cartilha de orientações. O material foi confeccionado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), que usa uma linguagem acessível para explicar o porque desses abalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...