domingo, 19 de setembro de 2010


Eduardo Campos aumenta vantagem sobre Jarbas Vasconcelos e tem agora 54 pontos de diferença


O governador e candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB) ampliou a vantagem sobre o senador e candidato do PMDB ao governo do estado, Jarbas Vasconcelos, e está com 54 pontos percentuais de frente na disputa sucessória local. Eduardo soma 68% das intenções de votos contra 14% de Jarbas, afirma a segunda rodada da pesquisa do Diario Data Associados feita com exclusividade para o Diario de Pernambuco.


Com esta dianteira, o socialista venceria no primeiro turno, caso o pleito fosse hoje. Na última sondagem divulgada pelo instituto, em 15 de agosto, antes do início da propaganda gratuita de TV e rádio, Eduardo tinha 60% das intenções de votos e Jarbas, 17%. A vantagem de Eduardo era de 43 pontos naquele momento. Para comparar a movimentação da tendência dos votos nas campanhas do Governo, Senado e na disputa presidencial, o Diario Data Associados entrevistou 1.100 pessoas entre 12 e 15 de setembro.

Todos os resultados da pesquisa Diario Data têm margem de erro de 3 pontos percentuais, podendo ser para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. Se considerados somente os votos válidos - contando os nominais e excluindo os nulos, brancos e indecisos, a situação de Eduardo Campos é ainda mais cômoda. Dos válidos, ele tem 83% das intenções de votos contra 17% de Jarbas. "A conta dos votos válidos indica o tamanho da maioria que o Eduardo Campos tem conseguido, com amplo favoritismo entre os eleitores", analisa o coordenador da pesquisa e cientista político Adriano Cerqueira, por telefone de Minas Gerais. "Aponta também um quadro mais próximo do que vai ficar a eleição. Isso porque, quando a justiça eleitoral fizer a apuração, só os votos nominais aparecerão. A essa altura da campanha já podemos começar a fazer esse estudo dos válidos", completa o especialista.


Apesar da possibilidade de a eleição ser encerrada em apenas um turno, o instituto perguntou e simulou como seria um eventual segundo turno entre Eduardo Campos e Jarbas. O governador-candidato Eduardo Campos ganharia com 69% dos votos. Jarbas ficaria com 15%. A pesquisa anterior, do mês de agosto, dizia que Eduardo seria vitorioso com 61%. O levantamento do Diario, feito com consultoria técnica da Giga Consultoria, foi registrado no Tribunal Eleitoral de Pernambuco sob o nº 46.997 e no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo nº 30.403.

A pesquisa estimulada indica que os indecisos, os dispostos a votar em branco, nulo e os que dizem optar por "ninguém" representam juntos 17% das intenções de votos na estimulada. Afora Eduardo e Jarbas (com 68% e 14%), os demais candidatos tiveram menos de 0,5%. São eles: Sérgio Xavier (PV), Roberto Numeriano (PCB), Edilson Silva (Psol) e Jair Pedro (PSTU). Na estimulada, o entrevistado escolhe com a ajuda de um disco com os nomes dos postulantes. A pesquisa espontânea de voto para governador mostra Eduardo com 56% e Jarbas com 9%. Outros nomes somaram 3%. Na espontânea, o eleitor lembra "de cabeça", o seu candidato.

Metodologia

A pesquisa do Diario Data Associados é do tipo survey, que se baseia num plano de amostras com aplicação de questionários estruturados e padronizados. Ele segue a representatividade da população, respeitando cotas proporcionais de sexo, grupos de idade, porte do eleitorado e mesorregiões de Pernambuco. As informações de sexo e idade foram obtidas junto ao cadastro do Tribunal Regional Eleitoral. Os dados para as áreas pesquisadas têm como referência o Censo do IBGE de 2000. A pesquisa foi realizada entre 12 e 15 de setembro, com 1.100 respondentes domiciliares. O intervalo de confiança da amostra é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. As porcentagens estão arredondadas e, por essa razão, pode acontecer de ficar com 99% ou próximo de 101%. No caso do Senado, pode chegar a 200% porque serão eleitos dois senadores e as respostas são múltiplas. O Diario Data Associados, que conta com a consultoria técnica da Giga Consultoria, registrou a pesquisa sob o nº 46.997 no TRE-PE e30.403 no TSE. Fonte:DPnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS

  Nesta sexta-feira, 26.04. Local: Sede da Banda Dom Luís de Brito, às 19h  A oficina é GRATUITA, será ministrada pelo Produtor Cultural J...