sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

ZÉ QUEIROZ TERMINA SEU QUARTO MANDATO COMO PREFEITO DE CARUARU

G1
Decreto de desapropriação foi assinado pelo prefeito José Queiroz. (Foto: Renand Zovka/ Ascom PMC)Prefeito José Queiroz. (Foto: Renand Zovka/ Ascom PMC)
O atual prefeito de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, José Queiroz (PDT), declarou ter cumprido o dever após estar à frente da gestão da cidade por oito anos. Queiroz foi entrevistado na Rádio Globo FM e fez um balanço das duas últimas gestões.
O prefeito comentou os desafios e apontou os avanços e frustrações dos oito anos na administração pública. O gestor entrou para a história como o Chefe do Executivo que mais tempo passou a frente da prefeitura. Foram 18 anos desde janeiro de 1982, quando assumiu pela primeira vez a prefeitura de Caruaru.
"Aquela gratificação que deixa a alma leve. É um momento especial na nossa vida pública. São 18 anos de comando da prefeitura de Caruaru, e se todas as gestões eu terminei muito bem, nessa, eu posso dizer aquilo que eu e Jorge Gomes (vice-prefeito) faríamos, que era fazer o melhor governo das nossas vidas", disse.
Prefeito José Queiroz (Foto: Divulgação/Assessoria)Prefeito Zé Queiroz (Foto: Divulgação/Assessoria)
Queiroz destacou que apesar da crise atual, a cidade de Caruaru, conseguiu resultados positivos. "Temos três estados brasileiros quebrados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Na hora em que há uma choraminga geral dos municípios, um aperto total dos municípios, a gente consegue pagar uma folha de 19 milhões e 200 mil. É dinheiro até para uma máquina de estado", disse.
Ainda de acordo com o prefeito, ele vai deixar em caixa um montante de recursos suficientes para a prefeita eleita Raquel Lyra (PSDB), que assume a partir de 1º de janeiro de 2017. Segundo ele, os recursos irão ajudar a tucana no início da gestão.
"Vão ficar 17 milhões para o hospital infantil, com terreno, projeto, aprovação no Ministério da Saúde e 14 milhões para o Canal dos Mocós. Ainda temos as estradas rurais com verbas garantidas e se você juntar vai estourando o que eu falei em relação ao consignado. Fica recurso para calçamento, licitação feita para os calçamentos já aprovada, esperando que a caixa libere", garantiu.
Mandatos
O primeiro mandato de José Queiroz foi em 1982. Devido a uma mudança na Lei, ele atuou por seis anos até 1988. Ele construiu o Parque 18 de Maio, local para onde a Feira de Caruaru foi transferida, mas o próprio Queiroz destaca o que houve naquele período.
Prefeito José Queiroz (Foto: Divulgação/Assessoria)Prefeito José Queiroz(Foto: Divulgação/Assessoria)
"A primeira marca nossa foi acabar com uma coisa incrível, que ninguém tinha paz, nem saúde, que eram as muriçocas e marcou definitivamente nosso mandato", lembra.
Em 1993 voltou a prefeitura e a maior aposta da gestão foi emobras viárias. Construiu a a avenida da Fafica, Faculdade de Direito, abriu a avenida que dá acesso às cohabs 1 e 2 e criou a avenida paralela do São Francisco.
"Marcamos a história com a construção de pontes. As que dão acesso ao Petrópolis, Parque 18 de Maio, além da recuperação da ponte Elias de Oliveira Lima e a mudança na avenida José Rodrigues de Jesus", disse.
Em 2009 apostou na criação dos parques municipais e áreas de lazer. O Posto da Praça do Rosário foi desapropriada e houve a criação de uma entidade voltada para o trânsito. "A Destra trouxe autonomia do trânsito, além da guarda municipal", disse.
O último mandato que termina em 31 de dezembro de 2016 foi marcado pelo investimento em obras viárias. "A Agamenon Magalhães ganhou uma ciclofaixa e espaço de lazer. Criamos modernidade em Caruaru o tempo todo. Fizemos também a Avenida Caruaru", pontuou.
Prefeito José Queiroz (Foto: Divulgação/Assessoria)Prefeito José Queiroz (Foto: Divulgação/Assessoria)
Perfil
José Queiroz de Lima nasceu em Caruaru, no bairro do Cedro, em 30 de dezembro de 1941. O primeiro mandato foi em 1978, quando foi eleito deputado estadual, com votação exclusivamente local. Em 1982, foi eleito prefeito pela primeira vez e governou até 1988. Em 1990, com apoio de uma frente de oposição, disputa o Senado. Perde para Marco Maciel, por apenas 1% de diferença.
Em 1993 vai para o segundo mandato a frente da prefeitura. Em 1998 retorna à Assembléia, sendo reeleito deputado estadual em 2002 e 2006. Em 2008, tornou-se prefeito pela terceira vez e foi reeleito, em 2012, dando continuidade a mais um mandato, que se encerra dia 31 de dezembro de 2016, completando 18 anos como prefeito de Caruaru, sendo o político que ficou mais tempo a frente da gestão municipal na história do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...