quinta-feira, 30 de outubro de 2014

GRANDE PARTE DOS BRASILEIROS NÃO RECONHECEM SINTOMAS DE UM AVC REVELA PESQUISA

Do OMC 

 Estudo encomendado pela Organização Mundial do AVC (WSO) concluiu que uma grande parte da população brasileira não sabe reconhecer os sintomas do acidente vascular cerebral (AVC). A pesquisa foi conduzida pela empresa de pesquisa de opinião APCO Insight e entrevistou 511 brasileiros este mês, outubro.

Quando foram questionados sobre os principais sinais do AVC, apenas 10% dos entrevistados apontaram a fala arrastada e dormência facial, enquanto 25% citaram dor de cabeça e tontura como sintomas.

Do total de pessoas entrevistadas, 13% não conseguiram relatar nenhum sintoma do AVC. Apenas 13% souberam dizer que as mulheres têm mais risco para o AVC em relação aos homens.

A população se mostrou mais instruída quanto aos fatores de risco relacionados ao AVC: 25% falaram da diabete, 24% citaram o estresse, 23% apontaram o fumo, 19% falaram da pressão alta e 20% citaram a dieta inapropriada e o consumo de _ junk food _ (alimentos com alto teor calórico e poucas proteínas). Outros fatores que podem causar predisposição a um AVC são obesidade, sedentarismo e colesterol alto.

Segundo a WSO, se na população geral, uma a cada seis pessoas deve sofrer de AVC, entre as mulheres, uma em cada cinco terão o problema.

A maioria dos entrevistados, 92%, soube dizer que o correto a se fazer diante dos sintomas do AVC é acionar os serviços de emergência e levar a pessoa imediatamente a um hospital. O acidente vascular cerebral atinge aproximadamente 17 milhões de pessoas ao ano, de acordo com a WSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...