segunda-feira, 7 de julho de 2014

AMANHÃ É DIA DE FRED , CONFIRA UM DOSSIÊ SOBRE O NOSSO CAMISA 9


Fred gol Brasil x CamarõesPoste, cone, Homem-invisível.... Fred tem sido alvo das mais duras críticas nas redes sociais nesta Copa do Mundo. Verdadeiro ou falso?
1 - Fred não se movimenta: Falso. Fred é o quinto centroavante em distância percorrida na Copa do Mundo, com mais de 40 quilômetros em cinco partidas.
Muller (Alemanha): 57,4 Km em 472 minutos
Benzema (França): 47,4 Km em 450 minutos
Higuain (Argentina): 45,7 Km em 411 minutos
Van Persie (Holanda): 40,4 Km em 362 minutos
Fred (Brasil): 40,3 Km em 402 minutos
 
2 - Fred tem recebido poucas bolas: Verdadeiro. Em cinco jogos na Copa das Confederações, o atacante foi acionado 92 vezes. Com o mesmo número de partidas nesta Copa do Mundo, o número de passes recebidos cai para 62, incríveis 30 a menos.
 
 
3 - Queda de rendimento dos laterais prejudica Fred: Verdadeiro. Na Copa das Confederações, os passes recebidos por Fred vinham principalmente de Marcelo e Daniel Alves (veja os números abaixo). Os alas caíram de produção neste Mundial por 'n' fatores que podem ser tema em próximo post. Com essa falta de alimentação, Fred cai junto.
 
Dossiê Fred - Números Copa do Mundo
 
4 - Fred teve pouca participação nos gols brasileiros. Verdadeiro e falso. Dos 10 gols marcados pela Seleção nesta Copa do Mundo, Fred contribuiu para três, marcando um, sofrendo pênalti para outro e fazendo o pivô na triangulação para o gol de Fernandinho contra Camarões. Ou seja, um terço dos gols marcados teve participação do camisa 9. Pouco? Para um centroavante, sim. No entanto, Hulk, mesmo criando boas chances, só teve participação decisiva para gol ao sofrer a falta convertida por David Luiz contra a Colômbia.

fred brasil x camarões
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 








5 - Fred não tem a qualidade da maioria dos antecessores: Verdadeiro. Mas tal ponto é fácil de ser entendido, já que os jogadores em questão atendem por Romário e Ronaldo. O brasileiro, acima de tudo, está mal acostumado quando o assunto é centroavante na Seleção. Basta olhar o imenso jejum pelo qual passou Higuain na Argentina, sem falar em Rooney, que teve que suar sangue até marcar o seu primeiro gol em Copas. Estar ao nível Romário/Ronaldo é para poucos, muito poucos. Tanto que Luís Fabiano, na Copa de 2010, sofreu com o mesmo peso. Fato é que não podemos esperar nascer um novo Romário ou um novo Ronaldo para conquistarmos outra Copa. Adriano? Jogou muito. Mas nem para a Copa de 2006 esteve em forma.

6 - Fred não atravessa boa fase: Verdadeiro. O atacante ficou meses parado por lesão no ano passado, o que atrapalha decisivamente seu desempenho agora. Chegou a ser poupado algumas vezes este ano para não forçar a musculatura, sendo muitas vezes acusado por torcedores de não estar dedicando carga máxima pelo clube, de olho na Copa do Mundo. Relativismos e suposições à parte, Fred não jogou coincidentemente nos melhores jogos do Flu nesta temporada: 3 a 0 sobre o Flamengo e 5 a 2 sobre o São Paulo, ocasiões em que jogadores com a mesma função se destacaram: Michael e Walter.
 
7 - Fred tem desempenho ruim em gols entre os centroavantes na Copa: Verdadeiro. Basta ver o comparativo com outros centroavantes. No entanto, muitos também amargam um único tento até agora no Mundial.
 
Muller (ALE) - 4
Enner Valencia (EQU) - 3
Benzema (FRA) - 3
Van Persie (HOL) - 3
Cahill (AUS) - 2
Jackson Martínez (COL) - 2
Wilfred Bony (CTM) - 2
Mandzukic (CRO) - 2
Asamoah Gyan (GAN) - 2
Suárez (URU) - 2
Klose (ALE) - 1
Higuaín (ARG) - 1
Teo Gutiérrez (COL) - 1
Campbell (CTR) - 1
Villa (ESP) - 1
Torres (ESP) - 1
Giroud (FRA) - 1
Balotelli (ITA) - 1
Peralta (MEX) - 1
Kokorin (RUS) - 1
Seferovic (SUI) - 1
Rooney (ING) - 1
Diego Costa (ESP) - 0

Opiniões sobre Fred na Copa:

Ronaldo: "Conheço bem a posição dele, é difícil, muitas vezes jogamos isolados. De qualquer maneira é claro que o Fred tem mais futebol para dar do que tem apresentado até agora".

Cristóvão Borges, técnico do Fluminense: "Ele sofre mais porque depende muito do conjunto pelas suas características. E se o conjunto não funciona, não dá. Ele depende que as jogadas aconteçam. E a Seleção está tendo dificuldades de jogar, os adversários marcam muito e dificultam a criação. Por isso ele tem mais problemas do que os outros"

Serginho Chulapa: "Ainda não é o Fred que todos nós gostamos, mas uma coisa você pode ter certeza: a bola não está chegando também"

Fred: "Tenho certa maturidade e tenho que manter a calma, tentar explorar ao máximo minhas características e o que posso fazer. Não adianta eu querer sair muito da área e driblar três porque não vai adiantar. A gente também lê, ouve o que acontece fora, e fica essa briga: "O Fred não pega na bola". E eu tenho que procurar participar mais. Contra equipes muito fechadas, não tem como eu sair muito. Se eu sair para devolver para o Luiz Gustavo, não vai adiantar. É um jogo psicológico, tenho que entender"

Careca: "Infelizmente estamos indo para as quartas de final sem jogar um bom futebol. Por vários motivos: o meio de campo saindo muito lentamente, os jogadores de armação como o próprio Oscar e o Paulinho não conseguiram jogar seu melhor futebol. O próprio Hulk com problemas de movimentação matando o Fred no meio dos zagueiros. As bolas chegam muito pouco (para ele), utilizam ele muito pouco. O Fred faz a função de pivô, mas está sendo pouco utilizado pelos meias"

Kaká: "Não acho que o Brasil não tenha bons artilheiros. Acho que o Romário e o Ronaldo foram fora de série, outo patamar. Acho que Fred e Jô são bons jogadores, podem estar na seleção. O Fred fez uma excelente Copa das Confederações. Não começou tão bem a Copa, mas já fez um gol. Acredito que até o final da competição ele pode ajudar muito a seleção e ser muito decisivo"

Cannavaro: "Jantei com Wenger, treinador do Arsenal. Ele me falou uma coisa importante: para fazer gols, o centroavante precisa de passes. Ele precisa do passe certo. Neste momento não é apenas um problema do Fred, mas de quem está em volta dele. Não estão apoiando da maneira certa. Hulk, por exemplo, faz jogadas individuais demais. Precisava jogar mais com Fred"
 

Números, opiniões, verdades e mentiras sobre o desempenho de Fred na Copa: cada um que construa a sua conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...