domingo, 6 de abril de 2014

ELEIÇÕES ESTADUAIS – PERÍODO CALABAR

Por Marcos Pontes
Marcos Antonio Pontes

   Depois de relembrarmos as eleições estaduais e federais do período governado pelo BOCA PRETA, chegou a vez do período CALABAR. A primeira eleição foi a de 2002, onde o prefeito Zeca Coelho havia aderido ao governador Jarbas Vasconcelos, candidato à reeleição. Ocorreu, então, um fato interessante, pois se juntaram situação e oposição no apoio ao mesmo governador, como veremos  repetido agora em 2014. Ambas as alas também apoiaram o candidato a senador Sérgio Guerra, porém o Calabar não apoiou Marco Maciel, que foi apenas apoiado pelo Boca Preta, deixando os militantes livres para votarem em quem quisessem para o segundo senador. 
 
 
Os deputados do Calabar foram Raul Jungmann (federal) e Bruno Araújo (estadual), sendo este majoritário. Pelo lado da oposição, André de Paula foi majoritário para deputado federal  e Coronel Rufino foi o estadual. Configurava-se aí uma divisão de forças, cada grupo com um majoritário e que teria reflexo direto na apertada frente de 2004, na reeleição de Zeca, como já vimos. O ponto a destacar nessa campanha foram os discursos proferidos pelo deputado Raul Jungmann contra o ex-prefeito Jânio Arruda, que recebiam muitos aplausos do Calabar, principalmente no comício de encerramento da campanha em Pão de Açúcar. Para presidente, o Calabar saiu-se vitorioso ao ajudar a eleger Lula Presidente da República pela primeira vez, que derrotou José Serra, candidato do Boca Preta.
                         
 Adiantando para 2006, o Calabar com Zeca e Lulu reeleitos, apoiaram o governador Eduardo Campos, que acabou eleito, enquanto o Boca Preta ficou com a candidatura derrotada de Mendoncinha, candidato à reeleição, que assumiu o governo do estado em substituição ao governador Jarbas Vasconcelos, que elegeu-se senador com o apoio do Boca Preta (sendo esta a última vitória do AZUL em Taquaritinga), pois o Calabar votou em Jorge Gomes.
 
Lula reelegeu-se Presidente com os votos também do Calabar, pois o Boca Preta votou em Geraldo Alckmin. Na briga pelos deputados, o Calabar ajudou a eleger Bruno Araújo, desta vez federal e Toinho do Pará estadual, que foram majoritários, enquanto o Boca Preta votou em André de Paula para federal e Edson Vieira para estadual. A surpresa ficou por conta da candidatura de Rony Curvelo, filho da terra, candidato a deputado estadual, o qual correndo por fora e com alguns  correligionários, teve uma votação surpreendente com pouco mais de 1400 votos, metade da votação de Edson Vieira, apoiado pelo grupo liderado pelo ex-prefeito Jânio. Isso serviu de parâmetro para mostrar o quanto estava forte o Calabar, permitindo o retorno ao poder em 2008 com a eleição de Evilásio e Lero, após a cassação de Zeca e Lulu e consequente posse de Jânio e Borges, como já vimos também. Por fim, chegamos à eleição de 2010, em que o Calabar fez barba, cabelo e bigode. Dilma foi eleita presidente derrotando José Serra, candidato do Boca Preta. Eduardo Campos foi reeleito governador, fazendo os dois senadores Armando Monteiro e Humberto Costa. 
Os deputados do Calabar foram majoritários, Ana Arraes federal e Diogo Moraes estadual, enquanto o Boca Preta amargou a derrota de André de Paula para federal e ajudou a eleger Edson Vieira estadual. O detalhe é que hoje André assumiu o mandato de federal em substituição a Sérgio Guerra, falecido e Edson elegeu-se prefeito de Santa Cruz. O fator surpresa desta vez coube  a José Augusto Maia, eleito deputado federal com uma votação surpreendente em Taquaritinga ao perder por uma pequena márgem para Ana Arraes e vencendo André de Paula, tendo sido apoiado por uma "terceira via" chamada FEDERAL, que só durou  poucos meses e acabou na realidade antes de começar. Agora, é esperar para ver o resultado das eleições que se aproximam, onde veremos o atual prefeito e o ex votando no mesmo presidente (Eduardo Canpos), governador (Paulo Câmara) e senador (Fernando Bezerra Coelho), sendo Bruno Araújo e Diogo Moraes os deputados do grupo do prefeito Evilásio e André de Paula e Vinicius Labanca, os apoiados pelo grupo do ex-prefeito Jânio. A divergência fica com a posição tomada pelo grupo do vice-prefeito Lero, que apoiará Dilma para presidente, Armando Monteiro para governador e José Augusto Maia para deputado federal, pois para estadual marchará junto com Diogo Moraes, única unanimidade do grupo Calabar. Em outubro, saberemos os resultados. Espero ter contribuido para relembrar um pouco da história das eleições em nosso município. Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...