terça-feira, 8 de abril de 2014

DUELO DE FACÇÕES


Não há mais quem aguente!
Se você abre o jornal pela manhã, lá está a manchete estampada: “A oposição briga com a situação para instalar a CPI exclusiva”.  Ainda: “O PT tenta barrar a CPI da PETROBRÁS, ampliando o leque de investigações”, e por aí vai. Realmente, não há quem aguente ver e ouvir os políticos, através de suas facções, ou melhor, dos seus partidos se digladiarem, diuturnamente, cada um tentando jogar lama no adversário em maior quantidade e, nós, pobres telespectadores desse lamentável teatro, assistindo quase que impassíveis, a este verdadeiro duelo de facções. Sim, é isso mesmo e ratifico a expressão, doa a quem doer! 
Será, minha gente, que já não basta a sociedade ter que conviver com o crime organizado, através do qual os noticiários nos mostram  diuturnamente, fações criminosas a exemplo do “Primeiro Comando da Capital” e dos “Amigos Dos Amigos”, tentando sufocar a nossa sociedade e o estado de direito, com ações criminosas cada vez mais ousadas?  
Infelizmente – e esta é a grande verdade – não vejo muita diferença, a não ser, no primeiro caso, onde a briga é respaldada institucionalmente; já no segundo caso o duelo se dá às margens da lei.
Semana que passou postei no facebook uma frase, na qual afirmei que Fernando Henrique Cardoso teria causado um grande mal ao nosso País, quando comprou a peso de ouro a sua reeleição.
É que todos sabemos que o PSDB tinha para o Brasil um projeto de continuar no poder durante pelo menos quarenta anos e, felizmente, não durou mais que oito. Mas a herança maldita ficou, e agora vemos o PT tentando percorrer o mesmo caminho... Espero e torço para que não consiga. E não acredito que tenha sido leviano com tal afirmação e, se fui, não peço desculpas!
Ora, minha gente, não se pode falar em democracia sem que haja mudança, sem alternância no poder, e o famigerado instituto da reeleição não contribui em nada para melhorar as nossas instituições. Muito ao contrário. 
Taí essa briga que estamos a assistir, através do noticiário, na qual os partidos da oposição tentam, a todo custo, instalar uma CPI, a pretexto de investigar as falcatruas cometidas na PETROBRÁS, nestes últimos anos, e o PT, tentando melar o jogo, com um outro identicamente rasteiro, cujo pedido de abertura de CPI estende a  investigação para os trens do PSDB, em São Paulo, a CEMIG, em Minas, e o Porto de Suape, aqui em Pernambuco, onde se alega que também houve falcatruas. Vejam o que disse, semana que passou, o vice-presidente do PT, o Deputado JOSÉ GUIMARÃES, (sim, ele mesmo, aquele dos dólares na cueca, vocês lembram?) “Vamos fazer uma CPI ampla ou não ter CPI”. Vamos desenvolver uma estratégia de debater em plenário, nas comissões e na reunião de líderes para mostrar a incoerência de alguém querer a CPI pela metade. Já que eles pautaram esse debate e o transformaram em palanque, vamos incluir tudo”.
Será, minha gente, que esse jogo sujo vai levar a algum caminho? A resposta é tão elementar que se torna redundante. Em verdade, tudo não passa de um duelo de facções, tentando a todo custo, alcançar e se perpetuar no poder, tudo graças a essa manobra constitucional, promovida pelo PSDB, que criou a reeleição, prejudicando sobremaneira a nossa democracia. É o que penso.
Um abraço a todos.
*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...