quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Taquaritinga do Norte : Conferência Municipal de Convivência com o Semi-Árido

Secretaria de Agricultura realizou Conferência Municipal de Convivência com o Semi-Árido






















O Governo Municipal de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SEAPE), que é monitorada pelo secretário Júlio César, realizou na comunidade do Jerimum, na sede da Associação dos Produtores Rurais do Jerimum e na escola Chefe Leandro, a 1º Conferência Municipal de Convivência com o Semi-Árido, que foi instituída por legislação estadual, dentro da política estadual de convivência com o semi-árido, através da LEI Nº 14922/2013, cuja a competência de implantação é da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária(SARA), por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (SEAF) e demais órgãos vinculados em articulação com as demais secretarias órgãos públicos e organizações da sociedade civil, com o intuito de criar instrumentos e mecanismos para monitoramento da sociedade rural. Na ocasião estiveram presentes e fizeram uso da palavra, além do Secretário de Agricultura e Pecuária, Júlio César, o Secretário de Saúde e Meio Ambiente, Ronaldo Veiga, o Técnico do IPA, Evandro Bezerra, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável, Fábio Júnior, bem como presidentes das associações, e a sociedade rural.
A Conferência municipal de convivência com o semi-árido teve como base a elaboração de um plano onde se deve encontrar instrumentos de planejamento e da melhoria na qualidade de vida do homem do campo. Na ocasião foram debatidas varias temáticas das políticas públicas e revistos vários pontos fortes e fracos e a soluções. Nos pontos fortes foi destacado: associações, os equipamentos e máquinas, a terra de boa qualidade, riachos fortes com possibilidade de barragens de médio e grande porte, a pecuária onde se destaca as criações de bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, criação de aves e suinocultura. Os programas como: Fome Zero Animal entre outros, a confecção de tecidos como alternativa de geração de renda para as famílias. As oportunidades do município em ações que já estão acontecendo como os programas terra pronta, palma resistente a cochonilha do carmim garantia SAFRA, PNAE, PAA,PRONAF, entre outros. Como também foi debatido os pontos fracos como: a questão dos problemas hídricos por falta de reservatórios de água, falta de assistência técnica, falta de um programa municipal de preparo do solo para plantio, falta de segurança pública na zona rural.
Para o Secretário de Agricultura e Pecuária, Júlio César “Essa conferência foi uma grande oportunidade de se promover o debate entre poder público e sociedade civil organizada para a formação de um plano estratégico de desenvolvimento para toda a região do semi-árido”. Essa é mais uma ação do governo municipal que promove a inclusão social ao homem do campo.
SEAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...