quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Batman é preso ....

Manifestante vestido de Batman é detido no Centro do Rio. Eron Melo se negou a retirar a máscara e foi levado para delegacia. (Foto: Bruno Poppe/Frame/Folhapress)

O protesto contra prisões em manifestações no Rio, na noite desta quarta-feira (25), no Centro, foi marcado por novas detenções e pelo diálogo com um promotor, que antecipou a ativistas o pedido do fim da Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo (Ceiv) — confirmado pelo Ministério Público (MP) à noite. Mais de dez pessoas foram detidas por esconder o rosto. Dentre elas, Eron Moraes Melo, que estava fantasiado de Batman e foi levado à delegacia após se recusar a tirar o disfarce. Às 20h30, ele voltou à manifestação, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), sem a máscara, mas voltou a colocá-la, até a manifestação ser dispersada, por volta das 21h.
Eron Melo, o Batman, tira a máscara e depois a coloca novamente em protesto no Rio (Foto: Isabela Marinho/G1)Após ser detido, Eron Melo, voltou da delegacia
sem a máscara de Batman, mas a colocou
novamente (Foto: Isabela Marinho/G1)
"Eu sabia que poderia ser detido. Fiz isso conscientemente. Expliquei na delegacia que é um protesto contra essa lei abusiva que proíbe o uso das máscaras. Ela tem que ser derrubada", declarou Eron ao G1.
Segundo ele, os policiais o levaram a delegacia, sem violência. Ele fez um registro de ocorrência e se comprometeu a voltar para prestar esclarecimentos. Antes, ao ser levado para o camburão da PM, ele havia dito não ser contra a instituição Polícia Militar, mas sim contra "um ditador chamado Sérgio Cabral".
Marfan pede fim da Ceiv
Máscaras chegaram a ser distribuídas por ativistas durante o ato, que criticava também a leique permite detenções de mascarados em protestos. Pouco antes da primeira detenção, o promotor de Justiça Paulo Wunder Alencar informou a manifestantes que o Ministério Público (MP-RJ) havia pedido a extinção da Ceiv, por considerar que o papel dela "já foi cumprido". Por volta das 20h30, o MP enviou nota ao G1, informando que o procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, encaminhou ofício ao governador Sérgio Cabral propondo a revogação do Decreto nº 44.305, que instituiu a Ceiv.

No documento, Marfan destacou que, após dois meses de trabalho conjunto, a comissão alcançou bons resultados e cumpriu seus objetivos. O governo do Rio já comunicou ao MPRJ que concorda com a extinção da CEIV e revogará o decreto.
Manifestantes atearam fogo na Constituição em manifestação no Centro (Foto: Isabela Marinho/G1)Manifestantes atearam fogo na Constituição em
manifestação no Centro (Foto: Isabela Marinho/G1)
Conflito
Por volta de 19h, no entanto, policiais dispararam choques com a arma taser e provocaram a ira de manifestantes, que tiraram satisfações com os agentes. Em grupo, os ativistas vestiram máscaras e deixaram o clima tenso novamente. Pouco depois, os manifestantes queimaram a Constituição de 1988. "Essa constituição é queimadas todos os dias", disse um deles enquanto ateava fogo.
Conversa com o MP
Os manifestantes haviam pedido, por volta de 18h, que o subprocurador de Direitos Humanos Ertulei Laureano Matos descesse do prédio para dialogar. Paulo Wunder desceu representando Ertulei. O grupo pediu que Wunder entregasse um documento assinado pelo MP se posicionando sobre três assuntos: presos nas manifestações, a extinção da Ceiv e a mudança na legislação que proíbe o uso das máscaras.
"Não há presos políticos, há dois presos. As manifestações relacionadas a estes presos são dadas nos processos destes presos e esses processos são públicos", disse Wunder a um dos integrantes do protesto.
Batman é detido durante protesto (Foto: Isabela Marinho/G1 Rio)Batman é detido durante protesto (Foto: Isabela
Marinho/G1 Rio)
Após a detenção do 'Batman', uma mulher que integra o movimento falou as reivindicações do grupo em voz alta. As palavras foram repetidas pelos participantes do protesto. “Esta instituição [MP] é cúmplice e conivente com as violações das leis feitas pelo estado. Seus procuradores declaram publicamente sua visão tendenciosa sobre os fatos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...