terça-feira, 23 de julho de 2013

Debate sobre CPI da Copa ganha força no Congresso















Hylda Cavalcanti
Da Rede Brasil Atual

Como se não bastasse o trabalho para unir os deputados e senadores do PT e a base aliada, o governo, ao que tudo indica, terá, em agosto, com mais um abacaxi para descascar. Toma fôlego, mesmo com o esvaziamento dos parlamentares na capital do país neste período, o movimento para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar as obras da Copa do Mundo.

Explica-se o motivo: embora os gastos com as obras do Mundial tenham se revelado uma preocupação comum no país, o principal interessado na instalação da comissão é o grupo que se posiciona contrário ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) – que, justamente, permanece em Brasília.

O deputado autor do requerimento, Izalci Lucas (PSDB – DF), está envidando todos os esforços para mobilizar deputados e senadores sobre o tema. Por isso, a mobilização tem sido feita de Brasília mesmo, por meio de telefonemas.

O jogo ainda é duro. Lucas tem como ponto positivo já ter conseguido 199 assinaturas de apoio ao projeto, das 171 necessárias para a instalação da CPMI – inclusive por parte de muitos dos partidos da base aliada. Tem, no entanto, como ponto negativo, o fato de, pelo menos até agora, o PT estar unido (e sem divergências) contra a ideia.

Destas assinaturas, somente uma conta com um parlamentar da legenda, o deputado Francisco Praciano (PT-AM).

Convidado pelos colegas a desistir da ideia, Praciano argumentou, em conversas reservadas, que não via como se manifestar contra as investigações, uma vez que preside a Comissão de Combate à Corrupção da Câmara Federal. Por outro lado, tem evitado dar declarações a respeito para a imprensa, o que levou petistas do Distrito Federal à expectativa de que ele retirará seu nome do requerimento assim que os trabalhos do Congresso forem retomados.

Por conta disso, as tentativas de convencimento, tanto para que assinem como para que recuem da CPMI estão sendo realizadas dos dois lados. O primeiro round dessa briga foi observado caso na última semana, quando o deputado Márcio Marinho (PRB-BA) retirou sua assinatura. “Nosso intuito é impedir uma manobra da base governista no sentido de convencer os deputados. Vários parlamentares já vieram dizer que estão fazendo pressão”, reclamou Izalci Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...