quinta-feira, 13 de junho de 2013

Resíduos sólidos na pauta do Prefeito Evilásio


 
O Prefeito de Taquaritinga do Norte e Presidente do CONIAPE, consórcio em que participam municípios do agreste de Pernambuco e fronteiras, encontra-se no Rio de Janeiro buscando conhecer tecnologias voltadas para questão dos “resíduos sólidos”, assunto que entrou na pauta dos prefeitos e que está causando preocupações dado a necessidade do cumprimento da Lei em que determina que até o mês de agosto de 2014, os lixões sejam erradicados.  Neste sentido, pela falta de recursos e também pela complexidade do assunto, a maioria dos Prefeitos tem manifestado preocupação para cumprir o que determina a legislação.
 
 
O Tribunal de Contas do Estado bem como o Ministério Público Estadual tem se manifestado junto as Prefeituras visando com que os gestores municipais procurem tomar as medidas necessárias para adequação, pois o não cumprimento de implantação de aterros sanitários irá penalizar os municípios com a vedação para recebimentos de recursos federais além de outras implicações para os gestores, inclusive de ordem criminal, já que poderá ser enquadrado em crime de responsabilidade ambiental.
 
 
Consciente desta responsabilidade, Evilásio viajou até o Rio de Janeiro onde se encontra trabalhando no sentido de conhecer tecnologias que tragam soluções para o lixo, não só de Taquaritinga como dos municípios integrantes do CONIAPE. 
 
 Em visita a Usina Verde, pioneira no Brasil, no desenvolvimento de tecnologia para implantação de Usinas de Recuperação Energética de resíduos sólidos urbanos e industriais, detentora de patentes referentes ao processo de incineração de resíduos sólidos e tratamento de gases de combustão registradas no Brasil e exterior, pode observar e vislumbrar alternativas ainda mais importantes que a implementação de aterros sanitários. 
 
Vale apenas ressaltar que vivemos tempos de descobertas constantes de inovações tecnológicas e que algo deste tipo, usina que transforma o lixo em energia e outros empregos de utilidade social, apresenta-se sem dúvida como ambientalmente adequada.
 
 
Ciente deste grande desafio e buscando ajudar os municípios que atuam dentro do CONIAPE, o Prefeito estará realizando a I Conferência Municipal sobre Resíduos Sólidos que acontecerá no próximo dia 20 de junho, na Pousada Várzea Grande em Taquaritinga do Norte, momento em que o tema “resíduos sólidos” e a Legislação Brasileira que trata sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos “(PNRS), instituída pela Lei Nº. 12.305/2010 será amplamente debatida e levada ao conhecimento de todos, assunto de importante relevância já que a questão lixo representa um dos maiores problemas dos municípios em geral.
 
 
 
“O engajamento de todos, visando encontrar alternativas viáveis de forma eficiente e eficaz para a questão, irá redundar em lucros para a população uma vez que adequando-nos a legislação ambiental, estaremos evitando poluição das águas, do solo e a proliferação de vetores de transmissão de doenças, como ratos e insetos. Discutir a questão e abraçar a causa de maneira responsável é dever de todos, dos que devem executar e fiscalizar as ações. Vamos procurar abordar este assunto dentro dos parâmetros legais, para que possamos cumprindo a Lei e atender a população, inclusive com a visão futura para uma geração com melhor qualidade de vida”, declarou o Prefeito Evilásio Araújo.”
 
Imprensa Oficial de Taquaritinga do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...