segunda-feira, 10 de junho de 2013

ATACANTE DA ARGENTINA CHEGA AO NAÚTICO

Luciano Gabriel Figueroa Herrera conhecido por Lucho Figueroa, (Santa Fé19 de Maio de 1981) é um futebolista argentino. Atualmente joga no Náutico do Brasil.



Carreira[editar]

Início no Rosario Central[editar]

Figueroa começou sua carreira profissional no Rosario Central da Argentina, onde formou uma parceria com o César Delgado. Em 2003 foi artilheiro da Clausura Argentina com 17 gols, inclusive marcando cinco no último jogo da temporada contra o Boca Juniors.
Esta foi a sua última temporada no Rosario Central. Tanto ele como Delgado se transferiram para o exterior no verão de 2003. Figueroa foi para o Birmingham City jogar a Premier League por 2,5 milhões de libras esterlinas.

Transferência para a Inglaterra[editar]

Assim que assinou com o Birmingham City, surgiu uma controvérsia quando o clube espanhol Osasuna, que afirmava ter assinado um contrato com o jogador antes de sua transferência para o clube inglês, invalidando assim a transferência. No final de agosto de 2003, aFIFA decidiu provisoriamente em favor de Birmingham. Porém, a decisão foi confirmada apenas em outubro. Lucho, livre então para atuar, foi entrando gradualmente nas partidas através do time reserva. Depois de uma temporada regular, o contrato do jogador foi rescindido.

Passagem pelo México[editar]

Após deixar o Birmingham City, assinou com o Cruz Azul do México, onde reencontrou o ex-companheiro Delgado.
Depois de um começo lento, Figueroa retornou para sua antiga forma no Cruz Azul, marcando 9 gols nos últimos 7 jogos da Clausura em 2004. Ele manteve a sua forma na Apertura de 2004, marcando 10 gols em 14 jogos pelo clube.

Villarreal[editar]

Suas performances excepcionais pelo Cruz Azul levou à uma transferência para a Espanha, onde assinou um contrato de 5 anos e meio com Villarreal em novembro de 2004. A taxa de transferência não foi oficialmente revelada, mas foi estimada pela mídia em 3 milhões de euros.
Figueroa não obteve muito sucesso no Villarreal. Mesmo assim, ele ajudou o clube a conquistar o terceiro lugar da La Liga 2004-05 e contribuiu nas primeiras rodadas da progressão do Villarreal para a semi-final da Champions League 2005-06 - inclusive marcando pela primeira vez na Liga dos Campeões contra o Everton na terceira pré-eliminatória.

Volta à Argentina[editar]

Em janeiro de 2006, aparentemente preocupado com que a falta de tempo de jogo prejudicaria suas chances de ir com a seleção Argentina para Copa do Mundo de 2006, Figueroa retornou ao seu país de origem. Juntou-se River Plate, que comprou 50% dos direitos do jogador. Ele começou bem lá, marcando três gols em seus primeiros sete jogos do Clausura 2006, mas em 05 de março do mesmo ano, uma fatalidade rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho, lesão que pôs fim às suas esperanças de disputar a Copa do Mundo.

Passagem pela Itália[editar]

Em 1 º de agosto de 2006, o Villarreal vendeu Figueroa para Genoa da Itália por 13 milhões de dólares. Ele assinou um contrato de quatro anos com o clube. Embora ainda não totalmente recuperado de sua lesão, a opinião médica era que Figueroa deveria ter sido capaz de jogar novamente em meados de outubro. No entanto, tornou-se claro que a reconstrução de joelho não tinha sido completamente bem sucedida e que outra operação seriam necessários. A previsão era de que essa nova cirurgia iria impedi-lo de jogar a temporada.
Figueroa finalmente fez sua estréia pelo Genoa no dia 28 de outubro de 2007 contra a Fiorentina. Marcou seu primeiro gol pelo clube cerca de seis semanas mais tarde, nos acréscimos em uma derrota por 3-1 para o Siena.

Boca Juniors[editar]

Lucho foi emprestado pelo Genoa ao Boca Juniors em outubro de 2008. Ele desempenhou um papel importante durante o Torneio Apertura marcando gols importantes. A disputa pelo título ficou entre Boca Juniors, Tigre e San Lorenzo, que estavam empatados em pontos no a parte superior da mesa. Eventualmente, as performances de Figueroa ajudaram o Boca a ganhar o Torneo Apertura daquele ano.

Rosario Central[editar]

Depois que o Genoa liberou o jogador, ele voltou ao seu primeiro clube, o Rosario Central. Assinou um contrato de 2 anos e meio em 20 de janeiro de 2010.

Emelec[editar]

Em 7 de janeiro de 2012, ele foi contratado pelo Club Sport Emelec do Equador. Se tornou um jogador muito importante para a equipe, anotando um total de 14 gols (10 no Campeonato Nacional, 3 Copa Libertadores e 1 na Copa Sul-Americana). Uma de suas performances mais memoráveis ​​no clube equatoriano foi na Copa Libertadores de 2012 na vitória por 3-2 contra oFlamengo de Ronaldinho Gaúcho, quando marcou dois gols na equipe brasileira.

Panathinaikos[editar]

Em 06 de fevereiro de 2013, se transferiu de forma livre para o clube grego Panathinaikos até o final da temporada. Fez sua estréia em um jogo crucial contra o AEK Atenas, onde o Panathinaikos venceu por 0-2. Em 09 de março de 2013, ele marcou seu primeiro gol pela equipe grega, numa bela cobrança de pênalti contra o AO Kerkyra. Pelo clube grego, fez 8 partidas e marcou 3 gols, um deles contra o rival Olympiacos.

Náutico[editar]

Não chegando a um acordo para renovação com o clube grego, 1 Lucho acertou com o Náutico no dia 8 de junho de 2013.2

Carreira Internacional[editar]

Final da Copa das Confederações 2005
Figueroa apareceu chegou à Seleção Argentina quando jogava pelo Cruz Azul e Villarreal CF. Fez jogos impressionantes na Copa América 2004, onde marcou 2 gols, e na Copa das Confederações 2005, competição que terminou com a vice-artilharia (4 gols) e vice-campeonato.


Também fez parte Seleção Argentina ganhadora da medalha de ouro nas Olimpíadas de 2004. A nível internacional, ele possui uma taxa de aproveitamento de 60%, com nove gols em 15 jogos. Infelizmente, uma lesão no ligamento cruzado o privou da oportunidade de representar o seu país na Copa do Mundo de 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...