segunda-feira, 22 de abril de 2013

Taquaritinga do Norte: 126 Anos de Cultura



A cultura é importante principalmente, para o cidadão, pois se interliga diretamente com ele, seja no colégio, no trabalho ou até mesmo em casa. É um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expõe suas potencialidades.
Taquaritinga do Norte é uma cidade muito rica em cultura, porém as crianças e adolescentes atualmente não tem conhecido ou a tem deixado de lado e isso não pode acontecer, pois uma sociedade sem cultura é uma sociedade sem identidade. Para evitar que isso aconteça os educadores (pais e professores), devem lhes transmitir conhecimento sobre o seu passado, sobre a origem e o valor das situações sociais e culturais buscando sempre preservar a cultura e a história.
Estes conhecimentos e a valorização cultural devem e podem ser transmitidos e reforçados através do esporte, gastronomia, folclore, literatura popular, biografias, entretenimentos, artesanato e religião.
Destarte, estas atividades começaram a trabalhadas com os alunos do município, antes e durante o mês em que se comemora a emancipação política da nossa cidade.
Hoje, dia 22 de abril (segunda-feira) as vivências tiveram sua abertura com a realização da 1ª Mostra de Conhecimento das Escolas da Rede Municipal de Ensino.
A primeira escola a realizar sua Mostra de Conhecimentos, foi a Escola Municipal Sebastião Ferreira de Lima, da Comunidade do Algodão que teve como tópico: Os Esportes.
A escola desenvolveu o Projeto Formando Cidadãos através da Cultura e dos Esportes em Taquaritinga do Norte, foi salientada a importância da Cultura e dos Esportes por modalidades em nosso Município, no Basquete, Vôlei, Futebol, Natação, dentre outros. Por outro lado observou-se ainda os grandes eventos radicais com o intuito de mostrar as belezas naturais que nosso município tem.
Foi retratada ainda a história do Esporte em Taquaritinga do Norte como: Tipos de jogos de mesa, práticas esportivas, esportes radicais, times de futebol de ontem e hoje, prêmios de desporto, místico e campo de futebol.
Contudo, nosso sentimento é de orgulho e satisfação em perceber o belíssimo trabalho que está sendo desenvolvido pela atual gestora da unidade a Senhora Maria de Lourdes Araújo, que em conjunto com toda sua equipe de trabalho vem desenvolvendo a cada os nossos alunos. Parabéns Lurdinha e equipe pelo trabalho. Nossos agradecimentos ainda e todos os alunos e pais.



Anália Arruda, Diretora de Cultura



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...