quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Novidade na saúde de Taquaritinga do Norte





A população de Taquaritinga do Norte recebeu na manhã de ontem (26) uma nova unidade móvel do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)  para reforçar o contingente  que hoje conta apenas com uma ambulância.

O mesmo é um beneficio de parceria entre a prefeitura, por meio da secretaria de saúde do município, com o governo estadual.

“Estamos felizes por mais esta conquista para a base do SAMU Taquaritinga, foi uma luta incansável, mas valeu à pena, após três projetos enviados ao Ministério da Saúde foi enfim aprovado” ressaltou a Coordenadora da Unidade Edvânia Moura.





Quando chamar o SAMU?

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192.

Em que situações o SAMU deve ser chamado?

Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios (infarto, asma grave, enfisema grave) e cardiovascular-AVC;
Em casos de intoxicação exógena;
Em caso de queimaduras graves;
Na ocorrência de maus tratos;
Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe e do feto;
Em casos de tentativa de suicídio;
Quando houver acidentes/trauma com vítimas/atropelamento/ferimentos/ por arma de fogo e arma branca;
Em casos de afogamento;
Em casos de choque elétrico;
Em acidentes com produtos perigosos;
Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;
Urgências psiquiátricas.

Como funciona o serviço?
  
O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública. O socorro do SAMU é realizado após chamada gratuita para o telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da Central de Regulação que identificam a emergência que podem ser clínicas, traumáticas, Obstétricas, pediátricas e psiquiátricas e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, em nosso caso a central de regulação funciona em Caruaru, SAMU Agreste.
Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e reserva leitos para que o atendimento tenha continuidade.

Só Lembrando - O SAMU/192 é um serviço de urgência e emergência, não pode ser chamado em situações clínicas que não sejam urgentes. Portanto, só ligue para o telefone 192 em situações de absoluta necessidade emergencial, ou seja, quando houver risco de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...