segunda-feira, 18 de junho de 2012

Brincadeira da vassoura anima São João em Taquaritinga, PE


Do site globo.com



Festa junina acontece no centro da cidade e na zona rural.
Quadrilha é sempre improvisada, sem passos ensaiados.

Katherine CoutinhoDo G1 PE, em Taquaritinga do Norte
Comente agora
Brincadeira da vassoura é destaque no São João de Taquaritinga do Norte (Foto: Katherine Coutinho/G1)Brincadeira da vassoura é destaque no São João
de Taquaritinga (Foto: Katherine Coutinho/G1)
São João sem quadrilha, não é São João. EmTaquaritinga do Norte, no Agreste dePernambuco, a festa junina acontece no centro da cidade, mas também na zona rural, onde mora a maior parte da população do município. São 68 comunidades e, a cada dia, a festa acontece em uma delas. Neste domingo (17), na comunidade da Situação foi montado o arraial.
A vassoura é uma brincadeira tradicional em Taquaritinga do Norte, sempre presente nas quadrilhas. Uma mulher segura a vassoura e dois homens se aproximam. Ela escolhe um e passa a vassoura para o outro. Na rodada seguinte, é a vez do cavalheiro com a vassoura passá-la para uma das duas damas que se aproximam. A brincadeira vai passando assim, até que resta apenas um com a vassoura. "É divertido, você vê que estão todos com as famílias e ninguém se importa de sobrar com ela [a vassoura] no final", se diverte o presidente da Associação de Agricultores das comunidade de Baraúna e Situação, José dos Santos.
O terreiro é simples, com bandeirolas enfeitando o lugar e crianças correndo por todo lado. Todo ano é assim. "Eu gosto de festa é perto de casa, se for longe não vou", avisa logo a aposentada Maria Salete Nascimento. "A gente fica perto de Caruaru e de Campina Grande, que são dois grandes polos. A nossa população é quase toda na zona rural e não vinha brincar o São João na cidade. Então começamos a levar a festa para esses lugares", explica o secretário de Turismo, Ronaldo Veiga.
A quadrilha nas comunidades não é aquela de passos ensaiados, como as que tem em concursos já tradicionais no Nordeste, mas sim a quadrilha simples, improvisada, onde as ordens do marcador precisam, às vezes, ser explicadas. "Só se vê o que é quadrilha e forró pé-de-serra de verdade na zona rural. Na cidade, o São João é outro, bem diferente do nosso", acredita a agricultora Maria Aparecida Lima.
Marcador puxa a quadrilha no arraial (Foto: Katherine Coutinho/G1)Marcador puxa a quadrilha no arraial
(Foto: Katherine Coutinho/G1)
O marcador todo ano é o mesmo, Chico Carola, que vai juntando e organizando casal por casal. Neste ano, ele conseguiu colocar mais de 50 pessoas para dançar. "Às vezes tem que dar um puxão de orelha, lembrar o tempo todo que a dama é do lado direito, mas é divertido. Quadrilha boa é assim, o povo errando e acertando", defende Chico. "Sem quadrilha, não é festa junina. E tem que ter a vassoura também", diz a agricultora Lúcia Maria Ramos.


Mais festa

A programação nas comunidades de Taquaritinga segue até o dia 7 de julho. Quem quiser forrozar pelas comunidades, no sábado (23), o ônibus do forró passa pelas pousadas e hotéis da cidade convidando os turistas para brincar o São João a partir das 16h. O passeio termina no distrito de Gravatá de Ibiapina, o 'distrito cultural' da cidade, e é gratuito. Basta ter pique para aguentar a festa.
Quadrilha é tradição na cidade de Taquaritinga do Norte (Foto: Katherine Coutinho/G1)Quadrilha é tradição na cidade de Taquaritinga do Norte (Foto: Katherine Coutinho/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...