quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Maciel corre de Jarbas

Único que demonstra fôlego para se "salvar" na coligação Pernambuco Pode Mais, o senador Marco Maciel (DEM) tenta trilhar um caminho mais independente nessa reta final da campanha, descolado do candidato do PMDB ao governo, o senador Jarbas Vasconcelos. Os passos desvinculados do peemedebista são visíveis no guia eleitoral do democrata. Mas ele deve aumentar o ritmo até outubro e cumprir novas agendas políticas sem Jarbas. "Não é nenhum tipo de traição", dizem seus aliados, em reserva. É uma questão de sobrevivência política. Há mais de 40 anos na vida pública, o DEM não quer ver Maciel ser arrastado pela impopularidade de Jarbas. 



Nas caminhadas, democrata costuma apressar o passo e se distanciar do aliado, que pouco aparece no guia. Foto: Clelio Tomaz/Divulgação
Um amigo mais chegado de Maciel falou ao Diario sobre o "descolamento" de Jarbas, mas não antecipou a programação que o senador fará de forma solitária. É bem o estilo do parlamentar, que faz política silenciosa, sem os holofotes da imprensa. Nas andanças que pretende fazer, inclusive, os aliados de Maciel apostam que ele tem a seu favor o fato de nunca ter sido radical ou ter atacado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nem mesmo quando foi provocado pelo presidente, no último dia 27 de agosto, o democrata partiu para a briga. Deu respostas ao petista, fez um balanço de suas obras no estado, mas sem levantar o tom da voz. Ao contrário de Jarbas, um dos maiores adversários de Lula no Senado. 

Não foi à toa que a coordenação da campanha do democrata preferiu criar uma independência de Maciel em relação à imagem Jarbas. Bem diferente do que ocorreu em 2002, quando o democrata disputou o Senado colado ao então governador, que concorreu à reeleição naquela época. Nos últimos cinco guias eleitorais, por exemplo, Jarbas só apareceu durante segundos ao lado do Maciel, na maioria das vezes em imagens de arquivo. 

Produzido pelos marqueteiros Pascoal Gomes e Gabriela Leite, o guia de Maciel vem cedendo um tempo precioso a depoimentos de vários políticos, priorizando alguns do antigo campo de esquerda, como os senadores Cristovam Buarque (PDT), Eduardo Suplicy (PT) e Pedro Simon (PMDB), além do arquiteto Oscar Niemeyer, conhecido no passado pela militância comunista. Jarbas não teve o mesmo destaque que os demais.

Desde o início, o programa de Maciel, aliás, segue uma linha bem diferente da adotada por seus adversários e concorrentes ao Senado, Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT). Na televisão, ao menos, não se mostra uma campanha "casada". Enquanto Armando e Humberto não cansam de usar imagens e depoimentos de Eduardo Campos e de Lula para subir nas pesquisas de intenções de votos, Jarbas tem uma presença discretíssima no guia do democrata. 

Segundo um oposicionista falou em reserva, Jarbas não vê o descolamento como um gesto de deslealdade. O candidato ao governo entende que o momento é difícil e sabe que Maciel "nunca mudou de lado" na vida pública. Seria um caso diferente do senador Sérgio Guerra (PSDB), que é candidato a deputado federal nessa eleição e ensaiou uma aproximação com Eduardo Campos. De acordo com essa mesma fonte, se Maciel conseguir furar os bloqueios da base governista e entrar em áreas onde Jarbas não consegue, "tanto melhor". 

Outro cacique do DEM, o ex-ministro Gustavo Krause, informou que Maciel não vai deixar de fazer caminhadas ao lado de Jarbas. Krause confirmou que o democrata estará na Mata Norte do estado ao lado do peemedebista hoje, durante uma extensa agenda de campanha. Ontem, no entanto, mesmo estando com o peemedebista em dois bairros da Zona Oeste do Recife, o democrata acelerou o passo e saiu bem na frente do aliado. E não é a primeira vez que Maciel liga o "motorzinho" e fica mais à frente. Detalhe: Jarbas é conhecido pelo estilo vapt vupt. Se ele anda rápido, imagine como está o ritmo de Maciel nessas atividades. 




diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...