segunda-feira, 13 de julho de 2009

LULA TEM 84% DE APROVAÇÃO EM PERNAMBUCO !


skip to main | skip to sidebar
O TERROR DO NORDESTE

Segunda-feira, 13 de Julho de 2009
84% dos pernambucanos aprovam governo Lula




A ficha caiu. O escritor-anônimo é pernambucano. Mais: ele deve estar no meio desses eleitores que dizem que o governo Lula é ruim e péssimo(4%).


A avaliação da administração do presidente Lula (PT) permanece num patamar elevado em Pernambuco. Pesquisa Exatta, realizada entre 30 de junho e 3 de julho e publicada com exclusividade pelo Diario de Pernambuco, mostra que nada menos que 84% dos eleitores pernambucanos aprovam o governo do petista.



Amostragem demonstra que 100% dos pernambucanos estão informados sobre a política e têm opinião formada sobre o governo do presidente petista. O resultado é a soma dos 47% que o consideram ótimo e 37% que o apontam como bom. A opção 'regular' foi citada por 12% e apenas 4% classificam o governo como ruim (2%) ou péssimo (2%).

Vale destacar que nesse quesito nenhum dos 2002 entrevistados (todos cidadãos de 16 anos em diante, portanto, capacitados a votar) deixou de posicionar ou não soube responder. Isso demonstra que 100% dos pernambucanos acompanham e têm opinião formada sobre a administração de Lula.

O resultado demonstra que a imagem da gestão tem, em Pernambuco, fôlego de sobra para os 18 meses que faltam para o encerramento dos dois mandatos consecutivos de Lula à frente do governo federal. Aponta ainda para um cenário favorável ao candidato a serapoiado pelo Palácio do Planalto na corrida pela sucessão presidencial em 2010 - no caso, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Afinal, faltando menos de um ano para a deflagração oficial da campanha (5 de julho do próximo ano), os números que revelam a aprovação da atual administração podem ser revertidos em apoio eleitoral. Principalmente se o apelo da continuidade for bem trabalhado.

Um exemplo bem sucedido da tática foi visto em 2008 no Recife. Com a tarefa de eleger o sucessor, o ex-prefeito João Paulo (PT) apostou todas as fichas no "desconhecido" João da Costa (PT). Investiu pesado num discurso que ressaltava a necessidade de se continuar o trabalho feito por ele nos oito anos no Executivo da capital. Resultado: João da Costa foi eleito no 1º turno.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de junho e 3 de julho. Foram ouvidos 2002 eleitores (população acima de 16 anos) em 63 municípios, assegurando resultados com margem de erro máxima de 2,2% para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95,5%. Trata-se de um levantamento estatístico por amostragem de eleitores com cotas de sexo, grau de instrução e classe social. A seleção dos entrevistados foi aleatória, com base rigorosamente familiar. A amostra foi estratificada com base nos mais recentes dados censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE). Vale destacar que a soma dos percentuais poderá não atingir ou ultrapassar 100%. Isso decorre do arredondamento ocorrido no processamento eletrônico que considera múltiplas respostas para uma pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...