segunda-feira, 6 de abril de 2020

Casal de idosos se recupera da Covid-19 e recebe aplausos de equipe médica ao sair do hospital

Após uma semana internado com diagnóstico do novo coronavírus, um casal de idosos se recuperou da doença e foi aplaudido pela equipe médica ao receber alta e deixar o hospital em Campinas (SP). Um vídeo enviado à EPTV, afiliada da TV Globo, mostra o momento que os pacientes deixam o local. [assista acima]
"Fiquei surpreso. Eu achava que só os médicos e os enfermeiros da unidade iriam se despedir na porta, mas de repente tinham muitas pessoas batendo palmas. Foi uma vitória para nós e uma vitória para eles", afirmou José Roberto Reducino, de 64 anos, em isolamento domiciliar depois deixar a Casa de Saúde.
José Roberto e a esposa, Eunice Reducino, de 63 anos, começaram a sentir os sintomas do coronavírus depois do Carnaval, quando chegaram de uma viagem a Fortaleza (CE). Após os exames dos dois testarem positivos para a Covid-19, o casal foi colocado no mesmo quarto do hospital, o que, segundo eles e a equipe médica, contribuiu consideravelmente para a recuperação.
"Eles tiveram a brilhante ideia de trazer a gente para o mesmo quarto, isso nos encorajou muito. A nossa união de 42 anos de casado, o cuidado e o carinho um com o outro, ajudou bastante a gente", contou Eunice.
Idosos se recuperaram da Covid-19 em Campinas — Foto: Reprodução/EPTVIdosos se recuperaram da Covid-19 em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
Idosos se recuperaram da Covid-19 em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Sintomas e tratamento

De acordo com o diretor técnico da Casa de Saúde de Campinas, Bruno Gonçalves de Campos Araújo, o casal chegou ao hospital como muitos sintomas da Covid-19, como tosse, febre, falta de ar e prostração. "Eles são do grupo de risco e tinham algumas comorbidades também como hipertensão, diabetes e asma", explicou o médico.
Segundo José Roberto, o momento mais difícil era o período da noite, por conta da dificuldade para dormir causada pela dor e pela falta de ar aguda.
Idosos ficaram uma semana internados em Campinas — Foto: Reprodução/EPTVIdosos ficaram uma semana internados em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
Idosos ficaram uma semana internados em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
"Eu tinha muita dor, aí via na televisão muita gente morrendo, aí entrou o medo da morte. A gente deita, tem falta de ar, vai andar, não consegue respirar. Vai falar, corta a voz. A sensação é que você está afogando sem água, um afogamento dentro do pulmão. É horrível", relatou.
Recuperados, o casal agora permanece em isolamento dentro de casa, ainda sem receber visitas. A conversa com o repórter Paulo Augusto, da EPTV, afiliada da TV Globo, foi feita por meio de uma transmissão ao vivo. "Nosso filho não pode vir aqui, nem a nora e os netos, mas é um mal necessário. Por um lado, você fica isolado, mas você está se resguardando de algo muito ruim. A melhor vacina contra o vírus é ficar em casa", disse Eunice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...