terça-feira, 28 de novembro de 2017

PESQUISA - DISPUTA ELEITORAL EM PERNAMBUCO ESTÁ EMBOLADA

Resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla,  do município de Arcoverde, divulgado pelo jornalista Inaldo Sampaio, mostra que a disputa pelo Governo do Estado, em 2018, por enquanto  está indefinida.
Paulo Câmara (PSB), sentado na cadeira de governador, está na frente, mas tem apenas 18,7% da preferência do eleitor, o que não é muito para quem venceu, em 2014, com 70% dos votos.
A situação do senador Armando Monteiro (PTB) é mais complicada ainda. Candidato quatro anos atrás, principal nome da oposição ao PSB, com forte estrutura partidária e aliados de peso, o petebista ficou em segundo lugar na pesquisa do Múltipla, com 13,5%.
Mendonça Filho (DEM), ex-governador e atualmente Ministro da Educação, apareceu em terceiro, com 10%.
Ana Arraes (PT), que é apenas vereadora do Recife e não dispõe da mesma estrutura dos adversários, pontuou com 9,6%, na prática em empate técnico com Armando e Mendonça.
Já o senador Fernando Bezerra (PMDB), eleito quatro anos atrás no palanque de Câmara e que rompeu com o PSB para tentar chegar ao governo, ficou lá embaixo na pesquisa, obtendo somente 2,8% das intenções de voto. Pior só Bruno Araújo (PSDB), ex-ministro das Cidades de Temer, que conquistou apenas 1,8% da preferência dos pernambucanos.
Se saírem todos esses candidatos a tendência da eleição é ser decidida em segundo turno. Como temos muito tempo pela frente muita coisa poderá ainda acontecer. Paulo Câmara poderá disparar, podemos ver Armando reagir ou quem sabe Marília Arraes surpreender e repetir a trajetória de Eduardo Campos em 2006, quando saiu de 4% para ter uma vitória consagradora.
Interessante ver a rejeição dos pré-candidatos: Fernando Bezerra é o campeão nesse item, pois 27% dos pernambucanos não votam nele de jeito nenhum; Bruno Araújo vem em seguida com 26% e Armando tem 24% de rejeição, enquanto Paulo Câmara e Mendonça Filho ficaram na faixa de 20%.A menor rejeição foi da petista Marília Arraes. Segundo o Instituto, 18% dos pernambucanos não votam nela em hipótese nenhuma.
Foi feita pesquisa também para presidente da República e o ex-presidente Lula é amplamente o favorito dos pernambucanos: soma hoje 50% das intenções de voto, contra 8% de Jair Bolsonaro, o segundo colocado.
O Múltipla realizou 600 entrevistas em 65 municípios de Pernambuco, entre os dias 21 e 24 deste mês de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...