sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Bancos têm dez dias para apresentar plano para reabrir agências assaltadas


Medida é válida para as unidades que foram alvo de explosões no estado. Determinação surgiu após reunião entre Procon e instituições financeiras.
26/08/2016 13h33 - Atualizado em 26/08/2016 19h06
Do G1 PE
Agência do banco Santander em Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco, ficou destruída após explosão (Foto: Reprodução/WhatsApp)Agência do banco Santander em Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco, ficou destruída após explosão (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Os bancos que tiveram agências assaltadas no interior de Pernambucodeverão apresentar, em até dez dias, um cronograma de reabertura dos estabelecimentos que foram alvo das investidas criminosas. O prazo começa a contar nesta sexta-feira (26). A decisão foi acertada durante uma reunião com os representantes das instituições financeiras, o Procon Pernambuco e as secretarias de Defesa Social (SDS) e Justiça e Direitos Humanos.

O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Santander, o Bradesco e o Itaú foram as instituições notificadas e participaram da discussão. Caso as empresas não apresentem as datas em que as agências serão reabertas, deverão, no mínimo, informar medidas alternativas para minimizar o prejuízo causado aos clientes. De acordo com o Procon-PE, a associação a casas lotéricas, já adotada pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, foi uma das propostas discutidas.
A reunião desta sexta (26) também teve a presença do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho. Em entrevista à Rede Globo Nordeste no último dia 10, o secretário afirmouacreditar que as instituições financeiras deveriam reforçar as estratégias de prevenção. Carvalho citou, como exemplo, sistemas capazes de incinerar as cédulas em caso de danos ao cofre e aos terminais de autoatendimento.

G1 entrou em contato com as cinco instituições para verificar se há possibilidade de cumprir a determinação dentro do prazo estipulado e se haverá reforço na segurança das agências. O Banco Itaú informou não ter agências que se incluem no cenário discutido na reunião.
Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal mencionou que todas as 92 agências em Pernambuco estão abertas e funcionando normalmente, atendendo aos clientes em conformidade com a legislação. O Bradesco, por sua vez, informou que duas agências que foram alvo das investidas criminosas, nascidades de Sirinhaém e São Benedito do Sul, estão funcionando normalmente.
Por meio de nota, o Banco Santander informou que "as agências já foram reabertas e estão operando normalmente”. A reportagem tentou entrar em contato com o Banco do Brasil, mas não obteve retorno.
Histórico
O último grande ataque aconteceu no dia 12 de agosto em três cidades do interior do estado. As investidas aconteceram em Ribeirão, na Zona da Mata Sul, em Condado, na Zona da Mata Norte e em Inajá, no Sertão do estado. Em Bairro Novo, Olinda, no Grande Recife, ainda houve uma tentativa de arrombamento a uma agência do banco Itaú, mas sem sucesso.
Em 5 de agosto, no município de Machados, no Agreste, houve outra investida criminosa. Durante cerca de 20 minutos dentro do banco, os assaltantes deixaram de lado os caixas eletrônicos, alvos mais comuns, e explodiram o cofre da agência, levando todo o dinheiro. Depois da ação, os homens ainda efetuaram disparos e jogaram grampos nas ruas próximas para tentar impedir a perseguição policial.

Além desse, outros municípios pernambucanos foram vítimas de ataques recentes. João Alfredo, Feira Nova, Macaparana, Buenos Aires, Orobó, Passira, Cumaru, Bom Jardim e Lagoa do Carro também tiveram casos semelhantes de assaltos. Algumas das agências estão em reforma, mas outras sequer apresentam previsão para normalizar os atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...