domingo, 21 de agosto de 2016

Aprovado na 22ª tentativa, aluno de medicina dá dicas online a candidatos

G1
Johnston é estudante de medicina e dá dicas de português para concurseiros (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Johnston é estudante de medicina e dá dicas de português para concurseiros e vestibulandos no Instagram (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Professor de português há 10 anos, Johnston Albuquerue de Assis, de 28 anos, abandonou a profissão para seguir o sonho de ser médico. Após 21 tentativas frustradas, ele conseguiu ser aprovado em uma faculdade particular na 22ª vez. Após enfrentar dificuldades para pagar o curso de medicina, ele teve de trancar o curso e voltar a dar aulas para tentar pagar as mensalidades. Desta vez, via internet.

O perfil de Johnston no Instagram, que ele usa para dar dicas de português a candidatos de concurso, alcançou 13.200 seguidores em quatro meses. As aulas online têm servido de vitrine para o estudante vender apostilas e, assim, conseguir uma renda extra. A ideia de criar o perfil na rede social surgiu em abril deste ano - quando foi publicado o edital do concurso da Polícia Militar de Pernambuco.

A iniciativa deu certo e o estudante deve voltar para a universidade, em Maceió, na terça-feira (23). "Eu vi na internet a possibilidade de poder me manter. Graças a Deus deu certo", comemorou Johnston.

Residente em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, ele abriu um site com dicas, exercícios e simulados para concursos, vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Tenho mais de 200 alunos cadastrados de vários estados do Brasil. Hoje a minha renda vem da venda das apostilas. Mas minha meta é pagar o curso de medicina e me manter", explicou.

Com os vídeos e a venda das apostilas, um dos objetivos de Johnston era ajudar os interessados em ingressar na PM de Pernambuco, mas acabou alcançando pessoas que estudam para outros concursos, vestibulares e para o Enem, e não têm como pagar cursinho.

A facilidade em ensinar português vem da experiência de 10 anos como professor. Para fazer os vídeos, ele tem a ajuda do irmão e da mãe - enquanto um deles segura o celular, Johnston ministra a aula. Além dos vídeos, ele também posta as dicas em fotos, com as explicações na legenda.
O importante é utilizar os conhecimentos para ajudar as pessoas"
Johnston Albuquerque
"A renda da minha família é de R$ 880 para cinco pessoas. [Para voltar ao curso de medicina], devo ingressar no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)", disse o universitário ao G1.
"Os alunos queriam que eu fizesse a prova para ajudá-los com o gabarito. Eu fiz, fui aprovado e chamado para o teste físico, mas a minha intenção não é ser policial", contou. O projeto alcançou pessoas de vários estados. Um "aluno" dele de Feira de Santana, na Bahia, acompanhou as dicas pela rede social e também foi aprovado na Polícia Militar de Pernambuco. "Ele me chamou para a festa de comemoração", revelou.
Johnston disse que "o importante é utilizar os conhecimentos para ajudar as pessoas". Com o crescimento da página, os alunos pediram que ele fizesse uma apostila sobre português e literatura. Em quatro meses, o estudante vendeu 200 exemplares. A apostila custa R$ 40 reais e tem 100 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...