sexta-feira, 22 de julho de 2016

Moradores fixam cartazes sobre risco de assaltos em rua do Recife

Cartaz alerta perigo de assalto na Rua Dhália, em Boa Viagem (Foto: Marlon Costa Lisboa/Pernambuco Press)Cartaz faz alerta sobre risco de assalto na Rua Dhália, em Boa Viagem (Foto: Marlon Costa Lisboa/Pernambuco Press)
Será por falta de segurança, mas não de aviso, que aqueles que passam pela Rua Dhália, em Boa Viagem, na Zona Sul doRecife, podem se tornar vítimas da violência. Moradores do local distribuíram, nesta semana, cartazes com a mensagem 'Atenção: área de assalto' para alertar sobre os riscos das investidas criminosas na área. Os avisos podem ser lidos em postes e muros de edifícios situados ao longo da via.

A iniciativa surgiu em um grupo de WhatsApp que reúne moradores da referida rua. “Algumas pessoas já tinham visto cartazes semelhantes em outros estados e países e resolvemos aplicar essa ideia. O objetivo é chamar a atenção do poder público para a segurança no bairro e deixar todos informados do perigo. Esta é uma área escolar e próxima ao shopping e à praia, por onde passam estudantes e turistas”, explicou ao G1 o estudante Luís Felipe Fonseca, de 24 anos.
O objetivo é chamar a atenção do poder público para a segurança no bairro e deixar todos informados do perigo"
Luís Felipe Fonseca, morador da Rua Dhália
Morador da Rua Dhália há 6 anos, ele mesmo foi vítima de um assalto quando chegava em casa, acompanhado da mãe e da namorada, no início da tarde do dia 15 de junho. “Reduzi a velocidade do carro para entrar na minha rua quando um rapaz que estava escondido entre os veículos estacionados anunciou o assalto, levando três celulares e a minha carteira”, relembra o estudante, que registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Boa Viagem.

Luís não é o único que tem uma história recente de atos violentos na Rua Dhália para compartilhar. “Perdeu! Passa o celular e a carteira, senão é tiro”, foi assim que um rapaz com aparelho dentário, que aparentava ter 20 anos de idade e aproximadamente 1.75 metro de altura abordou o publicitário Eduardo Câmara Cascudo, de 53 anos, há 11 deles morando na rua onde quase foi assaltado na terça-feira (19).

A tentativa de assalto aconteceu ao meio-dia, quando o publicitário estava no carro voltando para casa com o filho de 10 anos. “O assaltante saiu de trás de uma árvore na esquina e pulou na frente do carro. Quando se aproximou, percebi que ele estava com um simulacro de arma de madeira enrolado em fita isolante preta. Abri a porta com força e ele se desequilibrou, fugindo em seguida”, conta Eduardo, que já serviu em quartel do Exército no passado.
Cartaz alerta perigo de violência na Rua Dhália, em Boa Viagem (Foto: Marlon Costa Lisboa/Pernambuco Press)Moradores colaram cartazes de alerta em postes
(Foto: Marlon Costa Lisboa/Pernambuco Press)
A importância de não reagir às ações criminosas foi enfatizada por integrantes da Polícia Militar em uma reunião realizada nesta semana com moradores da Rua Dhália, um dos efeitos da repercussão dos cartazes fixados na via. “Os policiais passaram instruções de segurança e foi criado um grupo no WhatsApp que reúne os síndicos dos edifícios da nossa rua e integrantes da PM”, explica o estudante Luís Felipe Fonseca. Um novo encontro, desta vez com a presença de policiais civis e militares, está agendado para acontecer na terça-feira (26).

Violência na área
O bairro de Boa Viagem faz parte da Área Integrada de Segurança 3, que abrange também Brasília Teimosa, Cohab, Ibura, Imbiribeira, Ipsep, Jordão e Pina. Dados da Secretaria de Defesa Social dePernambuco (SDS-PE) mostram que a prática de crimes violentos contra o patrimônio, como roubos, aumentou nessa região. De janeiro a junho de deste ano, foram 4.187 vítimas, 624 casos a mais que o registrado no primeiro semestre do ano passado. A secretaria informou que, na área citada, 106 armas de fogo foram apreendidas e 350 suspeitos foram recolhidos por policiais civis e militares no período de janeiro até o dia 17 de julho deste ano.
Por meio de nota, a SDS-PE informou que, nessa área, “o policiamento é realizado pelo 19º Batalhão da Polícia Militar, com 21 viaturas; dois trios de motos que se revezam entre Imbiribeira, Boa Viagem e Lagoa do Araçá, além de um trio de bicicletas para a Orla. Nos fins de semana, o policiamento ostensivo é reforçado com mais sete viaturas, a partir da sexta-feira até a segunda-feira pela de manhã”.

A secretaria orienta, ainda, que informações sobre os criminosos sejam repassadas pela população através de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelos telefones (81) 3183-5009 ou (81) 3183-5059 ou presencialmente na Ouvidoria da SDS, na Rua São Geraldo, 110, em Santo Amaro, na área central do Recife. Também é possível denunciar qualquer tipo de crime através de uma ligação gratuita para o número 0800 081 5001 ou na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...