sexta-feira, 17 de julho de 2015

Ventos causam prejuízos e ondas divertem crianças

Ventos causam prejuízos e ondas divertem crianças

Rajadas de vento de até 29 quilômetros por hora derrubaram árvores, poste, tapumes e arrastando vários objetos pelo caminho


Da Editoria de Cidades

Ondas arrebentaram no dique de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Ondas arrebentaram no dique de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Rajadas de vento de até 29 quilômetros por hora (a média de velocidade dos ventos é de 7,2 quilômetros) atingiram o Grande Recife, nesta quinta-feira (16), derrubando árvores, poste, tapumes e arrastando vários objetos pelo caminho. Conforme a Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), a brisa forte é provocada pela interação dos ventos com um sistema chamado Anticiclone do Atlântico Sul e deve se estender até o domingo. Com o fenômeno também há previsão de mais chuvas e ondas de até quatro metros no litoral nordestino e de até cinco metros em alto-mar entre os Estados da Bahia e de Pernambuco.
"É comum uma brisa forte derrubar árvores, mas isso depende também do estado de conservação delas”, salienta o meteorologista Fabiano Prestrelo, da Apac. A ação dos ventos, nos casos registrados, provavelmente foi reforçada pelas chuvas. “A previsão é de que continue chovendo, com intensidade de fraca a moderada, e acumulados que podem ultrapassar os 30 milímetros. As chuvas serão distribuídas, mais concentradas pela manhã e à noite.” 
Ondas fortes já foram presenciadas, nesta quinta (16), arrebentando no dique de Brasília Teimosa, Zona Sul da capital, em meio a crianças da comunidade que se divertiam. Na quarta-feira, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu alerta para a ressaca, repassado pela Capitania dos Portos a marinas, portos, agências e pescadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...