quinta-feira, 16 de julho de 2015

Força do DNA ainda impera na disputa em São Lourenço da Mata



1-580x500

Cássio Oliveira/ Blog do Jamildo

Duas famílias, rivais há cinco décadas, polarizam a disputa eleitoral de 2016 em São Lourenço da Mata, Grande Recife. De um lado, o clã da família Labanca, atualmente no comando da cidade. Na outra ponta, o grupo dos Pereira, cujo representante de maior expressão política é o ex-prefeito Jairo Pereira. Filho do também ex-prefeito Josué Pereira, Jairo já administrou a cidade em outras duas ocasiões (2001-2005 e 2005-2008).

Nas eleições de 2016, algumas “figurinhas carimbadas” devem sair de cena, mas a força da hereditariedade ainda continua forte na cidade. Bruno Pereira, filho de Jairo, será o candidato pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o atual prefeito, Ettore Labanca (PSB), por sua vez, escolheu seu primo e atual vice-prefeito do município, Gino Albanez (PSB), para continuar o legado familiar no poder local.

Vale ressaltar que, diante das movimentações políticas do governador Paulo Câmara (PSB), Ettore não deve concluir o mandato, abrindo espaço para o vice assumir. Em breve, Labanca vai renunciar ao cargo de prefeito para integrar a equipe do governador na presidência da Agência Estadual de Regulação de Pernambuco (Arpe). O gestor está acertando os últimos detalhes antes de assumir o cargo.

Com a saída de Labanca, quem assume o cargo é Gino Albanez, que há mais de 30 anos acompanha o prefeito em atividades administrativas e políticas. Além de ficar no comando da prefeitura, ele será o candidato do prefeito na eleição municipal de 2016. O afastamento de Labanca vai abrir espaço para o vice trabalhar a própria candidatura.

Segundo Labanca, a experiência política que Gino possui pode lhe ajudar na condução do município. “Gino me acompanha há mais de 30 anos, conhece meu modelo de gestão e compartilha de meus ideais, sobretudo o de trabalhar para garantir uma cidade mais desenvolvida para gerar mais oportunidades para as famílias carentes e mais qualidade de vida para os jovens”, afirmou o socialista.

Ettore Labanca exerce o quarto mandato na Prefeitura de São Lourenço da Mata. Ele já esteve no comando do município nos períodos de 1989/1992, 1997/2000 e 2009/2012. Em 2010, Labanca conseguiu transferir para seu filho, Vinícius Labanca (PSB), o prestígio eleitoral que desfruta na região. O herdeiro natural conseguiu se eleger deputado estadual e seria candidato em 2016, porém a legislação não permite que ele seja indicado para a disputa da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...